Avançar para o conteúdo principal

O Incidente de Plutão (Parte III)



Continuação...

No enjoativo largo pendente à entrada da antiga fábrica de sabão, entulhado de latas vazias e frascos empoleirados, dois cães disputavam ferozmente uma carcaça de pão seco. Xavier trocou de pé sem lhes tirar os olhos de cima e seguiu afoito na peugada de uma Doroteia de passo muito determinado. Até hoje, vivera de preencher requerimentos e carimbá-los, sem pressa de nada, neste momento sentia-se o protagonista de uma estranha história que pede adiantamentos à natureza para se manter viva.
Neste mesmo dia, ao acordar, descompôs-se a si próprio em voz alta, como se fosse uma segunda pessoa ali no quarto: "Tu queres que a besta acorde ou não queres? Se queres, não há cá juízos nem dúvidas. Acorda-a." 
- Vens ou quê? - incita-o Doroteia, quase adivinhando-lhe os pensamentos. - Pareces parvo!
Apesar de tudo ele fazia grandes esforços para não desistir da sua missão daquela manhã. Porém, o dente estragado a pulsar-lhe uma dor fina na boca, punha-o a milhas dali, em todos os aspectos: "Como esta mulher é vil! Ridícula, repugnante, faz-me tão mal. Nunca imaginei que houvesse gente assim, deste quilate. O que mais me dói é o desconcerto em que ela me põe. Ai, aquele cu quase me cura a infecção."
Ia remoendo isto sem deixar de ratar a gengiva maldita, que alojava o raio do dente, com o cuspo em jacto. Fazia-o constantemente, em impulsos, o que começava a irritá-la. 
- Queres parar de fazer esse ruído absurdo?
Mais incomodado ainda, um Xavier de cara chupada, recolhe a cabeça sobre os ombros, e os ombros sobre o corpo e quase desaparece de todo. À sua volta, no curto caminho entre os dois edifícios em ruínas, tudo era como em um cenário de guerra. A rua até dos candeeiros de pé havia sido saqueada, restavam pequenas poças de chuva, aqui e ali, a secarem ao sol pós meio-dia e lixo, que em tempos foram coisas de alguém.
- Aqui não há nada - diz Doroteia. - Vamos ver nas traseiras.
Depararam-se com uma carnificina cega. No pátio jaziam inúmeros corpos de toupeiras em diferentes estados de morte. Umas já se tinham posto esqueletos, enquanto outras iam-se pondo, lentamente, acabadas pelo punho do Adrianito de Pascoais. A que tinha a morte mais fresca ainda a apanharam debaixo da sua mão, terminando-a com um toco afiado de um ramo, pequeno como um pilão.
Nesse preciso instante, Adrianito cai exausto, com um arfar rouco. Depois vira-se e observa-os ali, parados, atónitos. Sorri-lhes enigmático, como quem sabe todos os segredos do mar e que não há mais metafísica no mundo, enquanto lembra: “Não lamentem os mortos. Eles sabem o que fizeram”.
- Merda!
Xavier Poncelo estava como que petrificado.
- Sabe uma coisa? - perguntou Doroteia, sorrindo. E, ante a indecisão do Adrianito, antecipou a resposta: - Aqui o Xavier está convencido de que você é louco.
- Não me digas! - Exclama o velho ainda arfante.
Xavier confirma com a cabeça.
- Não seria surpresa para mim - continua o dos Pascoais - se vier a saber que ele, ou algum como ele, já se tenha lembrado de me mandar para o manicómio. Que sabe esta gente sobre a amizade?
Doroteia assente.
Tem as mãos um pouco suadas, um pouco ensanguentadas, olha para elas um momento apercebendo-se do seu valor. A seguir, com a língua, molha os lábios e põe-se a assobiar uma canção antiga. Doroteia acompanha-o, trauteando a mesma música: "Ai! muitas palavras ocas disseram os exaltados.."
- "..mas tudo acontece na alegria, e tudo termina, assim, em paz." - prossegue o Adrianito.
- O que foi que você fez? - Pergunta Xavier, muito transtornado.
- Todas tinham os olhos levantados para o céu, e assim ficaram, uma fila de bichos cegos atirados para o seu único destino. - responde o velho.
- Olha que prenda - acrescenta Doroteia. - O Plutão ficará feliz de morte quando o souber. - Com modos pachorrentos, acendeu um cigarro e disse: "agora sim, já se pode fumar em paz neste lugar."
- Tens um de sobra aqui para o velho Adrianito?
A rapariga acendeu um segundo cigarro e colocou-lho nos lábios. Sorriam ambos entre as sombras.
- São ambos loucos - replica Xavier, a cabeça ainda enterrada nos ombros, os olhos fixos nas duas figuras ladeadas pelos cadáveres dos pequenos animais - vou mesmo embora, preciso urgentemente de ir a um dentista. Doidos, completamente doidos. Onde me vim meter.
- Oh! - Exclama Doroteia - E eu que pensei que tinhas vindo para fodermos.

FIM

Comentários

  1. ahahahahahha... Esta história toda - os 3 capítulos - é fantástica ! Uma mulher forte na literatura Mirense!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro leitor. Reconheço que todos os homens fracos, mas que aparentam força, a procuram em uma mulher que os conduza. Sou um desses homens e intento escrever sobre aquilo que procuro.

      Eliminar

Enviar um comentário

Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '