Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Junho 22, 2014

Este misterioso caminho

Quando era puto, pensava e agia como um puto, alheio a tudo que me afastasse do meu digno caminho de querer ser o que ainda não sou, basicamente fui sempre pouco mais que um híbrido entre um gandim e um tótó. Com um mau corte de cabelo, borbulhas, calças justas a matarem-me as gerações futuras, e uma curta vida aos pedaços, fragmentada em tanto de relevante como de vísivel; duas novelas e sete contos, que serviriam um dia para fazer uma bela fogueira num Inverno mais aguerrido. Não vendi nada. Ainda assim, fui feliz, estranhamente.
Escrevia umas coisas, e, ao contrário destes tempos de agora, éramos poucos aqueles que escreviam com intenção. Hoje em dia, basta ter piada no facebook e já somos sérios candidatos a escritores, daqueles mesmo sérios, que vendem tudo, antes mesmo de estar escrito. Como não quero essa merda, vendo mas não chateio ninguém, faço mas não sou, escrevo mas não sou escritor. Tenho as palavras livres, e as frases são só minhas.
Os tiranos só se deleitam com os es…

Ou balda ou racha.

A forma mais pura, e que mais peculiarmente explica o "ser" português é a balda. Ser um "baldas", não é, como muitas vezes se pensa, estar ausente de uma organização coerente. Absolutamente! É todo um processo complexo, acreditem. Neste país será sempre pertinente perguntar-se: Como foi que se chegou a este ponto? - A sério? - Não, nem por isso. Já se sabia. Outra coisa não seria de se esperar. Seria sempre um milagre se assim não fosse. - Ah, bom! - Pois... - e por aí fora... Há toda uma liquidação de reparos que surgem sempre por contingências inevitáveis; foi por isto ou por aquilo...e a malta lusa acalma-se num instante, como uma manada de gnus depois dos leões passarem ao largo. - Pois foi. - Alguém mais malicioso, chamar-nos-ia de burros, imbecis torpes. Já eu não. Acredito apenas que somos todos baldas. O bom português até da coerência das explicações se balda. - Foi a humidade, ou então, foi a longa e competitiva época de trabalho destes referidos indivídu…