Avançar para o conteúdo principal

A lei das leis


Das leis já inventadas, dóiem-me todas,
mas a que mais me degenera é a da oferta e da procura.
Quebra-me ao meio a auto-determinação,
de continuar ileso na correia maravilhosa da livre circulação.
Até entendo as leis da atração, e o cinto castrador da gravidade.
Pouco sei sobre termodinâmica, é certo,
mas, sinto-lhe o calor, a pressão individual e o conforto da barriga que se me avoluma.
Ocasionalmente, até cuspo na verdade,
mas isso é só porque nasci gente 
e o homem é um bicho que nunca se acostuma,
a ser um trapo, um recado, ou uma peça vendida.
sem razões, faz e destrói todas as leis; uma a uma.
e depois chora sozinho, pela ferida auto-inflingida.
Deixei de ter emprego e fiz as pazes com as leis do trabalho.
Todo o caminho ao contrário só me fez ganhar tempo.
Deixei de ter dinheiro e fiquei nu e limpo.
A isto chamo as leis da liberdade,
que pouco ou nada tem a ver com a vida.
As leis da vida. Ah, as leis da vida!
Nem são pr'aqui chamadas.
Que leis se aplicam a quem não fez um caralho?
São frases que podiam bem ser versos.
São!
São peles secas e enrugadas,
que nem serviriam para alimentar um cão.
A terceira lei de Newton, compele-me a reagir,
ainda que sentado, a ver os outros passar.
nada me acende nenhum acção definitiva, neste universo,
onde os sítios dos outros pouco fazem para me animar.
Tudo é gratuito sem legislação,
até os gatos parecem mais fofos, sem leis para os conduzir.
A força, é uma interação entre dois corpos,
é o que me querem fazer acreditar.
Mas,
todas as leis fizeram-nas os homens,
incertos de qualquer ciência, cheia ou vazia. Foram escritas assim.
Que nenhum outro bicho até hoje, se importou
com a legal evolução que Darwin descreveu.
Se uma ameba não se interessa de ser quem é, porque me importa isso a mim?
E no fundo, esquecendo os desencontros, e as sombras magoadas,
resta-me a eterna dúvida de saber,
que raio de lei te regia quando te procurei,
sem saber ao certo quem te encontrou?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '