Avançar para o conteúdo principal

Apenas um Pesadelo?

Acordei hoje sobressaltado, corri até à secretária e esperei que se acalmasse o estrépito de cavalos que sentia no peito, até me decidir a escrever isto. E justo hoje, que me deitei cedo e dormi uma noite justa de sono calmo.
Bem se diz que para cada coisa há o seu avesso, embora, não imagino ter sido essa, a razão do meu despertar alvoroçado. Sentado na cadeira, com o suor do medo ainda a escorrer-me pelas costas, encharcando-me a roupa e a alma febril, senti um pressentimento de catástrofe. Pensei que enquanto pudesse permanecer quieto e calado, era como se nada fosse, mas aquela ideia fincara-se com garras de metal na minha disposição matinal, e por mais que tentasse não havia forma de me esquivar da minha própria cabeça.

O dia finalmente clareou e começou a evaporar-se a humidade do orvalho, envolvendo-me a janela com uma ténue bruma. Tinha passado duas horas quieto na escuridão, olhando para dentro de mim, tentando desviar-me dos calafrios persistentes, ocultando-me de mim próprio para não me sentir mais aterrorizado. O cheiro da manhã flutuava no ambiente da sala e se entranhava em todas as coisas. Ato contínuo, o próprio portátil aberto embaciara-se, julguei ser também por medo, até perceber que a manhã tinha-se impregnado em tudo. Nas paredes, na minha roupa, nos móveis, ocupava todos os espaços, filtrando-se pelas gretas dos lugares ocultos da minha sala, e o velho macintosh não escapava à curiosidade destes dedos aquosos.
Como sempre, os pesados reposteiros estão corridos em todas as outras janelas, exceto esta, somente a minha convida a manhã a entrar, dá-lhe as boas-vindas e pede-lhe para ficar para o pequeno-almoço. Lá fora a rua está tão quieta quanto eu, talvez tenha despertado sobressaltada também, mas não acredito muito nisso.
- Tu inventas cada uma! - discutia eu com os meus botões.
Quis responder-me de volta, mas a voz saiu-me estrangulada.
Não respondi de todo, porque me distraí a pensar que o melhor seria escrever em vez de perder tempo a falar sozinho, apesar de na verdade não ter a certeza de ser bem capaz de entregar às palavras a descrição do que me fez despertar nesta manhã. Sorri sem dar bem conta, e julgo que esse sorriso secreto mudou-me completamente a disposição. Conhecia o meu próprio sistema de vigilância emocional, e um sorriso basta-me para me desmantelar o medo do cenho matinal.
- Foi um pesadelo apenas, nada mais! - Retorqui por fim em voz alta.
Só depois me lembrei que já era Setembro, e o livro ainda não chegara, nem os convites tampouco, e pouco mais de uma vintena de dias se interpunham entre esta manhã e a do lançamento. Foi então que o terror voltou e instalou-se sem condições, até agora.


Comentários

  1. Gostei!!! Descobri outra página, também. Parabéns pela tua actividade literária. :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Odete, são palavras como essas que me despertam a alegria e me fazem esquecer os medos. A outra página que descobriste foi a dos livros? casimiroteixeira.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que