Avançar para o conteúdo principal

Um amor sem idade

Justino Viriato era um homem incomum. Pouco dado a cismas e dono de um juízo mental irrepreensível dada a sua idade avançada. Arrastava consigo a perna esquerda, como um toco inútil, caída faz anos, na desgraça da paralisia, e o muito além disto que lhe pudessem apontar, derivava sobretudo da sua fala dobrada em tremelga, fruto do mesmo incidente que lhe tirara vida à perna.
Era uma criatura sem proveito de serventia: nunca apanhava nada do chão, nunca apagava luzes, nem fechava uma porta, e na plenitude da sua vida, quarenta anos antes, o fulcro de glória da sua existência, havia sido a sua ostentosa coleção de botões de punho, de derivadas origens, cores e formatos. Amealhou mais de dez mil, muito embora poucos fizessem fé de que haveria tantos assim no mundo. 
Só outra paixão a excedia: Germina Arosa, a primeira mulher que o vira urinar sentado, sem lhe fazer remoque de malícia, e logo que o ajudou a levantar-se do anel da sanita, ergueu-se com ele, um amor que o acompanharia para sempre.
A natureza tinha-o feito reservado e esquivo, e ela moldara-lhe o caráter oposto, dinâmico e desabrochado, incutindo-lhe o gosto de viver e o prazer da paródia. No dia seguinte mandou-a buscar uma malinha de coisas suas, para que passasse a viver ao seu lado, não fosse o diabo tece-las. Germina adormeceu com essa ideia, mas no outro dia a seguir, tinha já um guarda-vestidos repleto de coisas suas num quartito de criadagem nos fundos do solar.
Ele, claro, protestou, pois queria-a mais perto ainda, de preferência a aquecer-lhe os pés na cama, mas Germina acenou com a cabeça cheia de vigor e limitou-se a conduzi-lo, apoiado no seu braço até à sala de jantar, para a refeição do meio-dia.
As más-línguas não demoraram, e fizeram eco de vozes viperinas pelos arredores dos montes e arrabaldes, além daqueles ouvidos entupidos pelo desmazelo da acumulação de cerume. – Que não é mais que uma caça tesouros. – Que vai levar o velho à cova antes do tempo. – Mais outros perjúrios de má-criação. Justino porém, nunca havia sido tão feliz. Já nem fazia lembrança dos benditos botões, e só tinha olhos para ela. Apesar do que lhe afiançaram os médicos, ainda viveu quase vinte anos ao seu lado, tinha ideia de que o coração lhe batia cada dia com mais vigor, e Germina nunca lho desmentiu, justo até ao fim.

Comentários

  1. Deliciei-me a ler este texto. Prometo voltar sempre.Faço questão de fazer deste apeadeiro o ponto de partida e de chegada da minha viagem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '