Quem me conhece mesmo nas franjas mais remotas daquilo que sou, sabe completamente, que o futebol me passa ao lado da existência.
Acompanho-o fervorosamente apenas nos torneios internacionais (europeus e mundiais), jogos de selecções. Porque quem me conhece melhor, sabe que, apesar de todas as minhas idiossincrasias sou é adepto deste País espectacular.
E, dentro desse mesmo contexto, quem melhor exemplifica e, convenhamos, mais nos exulta essa estranha paixão que o Cristiano Ronaldo?
Resposta: Ninguém!
Nem Eusébio, nem Figo nem o diabo-a-velho com dois pés capazes de chutar uma bola, alguma vez nos entronizou mais a este desporto que este super-herói madeirense. O raio do homem não consegue deter-se a meio de nos orgulhar de sermos portugueses como ele. É uma coisa que de fenómeno ele roubou na realidade do outro jogador que dispunha do mesmo nome e alcunha, mas que, nunca, jamais se poderá equiparar a este.
E tanto é isto verdade, que hoje, 5 de Fevereiro de 2025, este deus completa 40 anos e não pára de nos arrebatar. Um dia antes marcou mais dois golos, congregando 923 np já adquirido record. E, não vai parar. Acredito que irá continuar a jogar por mais alguns anos, que irá chegar à fasquia dos 1000 golos e que, quem sabe, até irá conseguir levantar a taça de campeão do mundo de futebol, por Portugal.
É um homem que nos faz acreditar nestas coisas. Até um homem como eu, derrotista, céptico e incrédulo da boa sorte.
É isto que me faz querer abraça-lo, daqui, da lonjura da internet, e provar-lhe, que a sua determinação até a um balofo, sempre-deprimido, e não amante do desporto-rei, inspira melhores dias.
Assim que, parabéns e muita saúde seu, meu ícone lusitano. Que continues a seres essa força anímica que és.
Comentários
Enviar um comentário
Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.