Avançar para o conteúdo principal

Três!

 

Fui e sempre serei um 'geek'! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com "Star Wars", e com praticamente todos os bons franchises que me animassem a vontade. 

Quando este universo em particular, (marvel), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe).

A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive.

Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um 'geek' feliz, decidindo ganhar dinheiro, muito, muito dinheiro... - que estranho conceito? - Neste entretanto foi arruinando tudo de bom que vinha se compondo neste universo, nessa ventura tão promissora dos estúdios que Stan Lee ajudou a formar e depois entregou ao 'vendido' Kevin Feige de mão beijado, pouco antes de morrer.

Até aqui, tudo bem suponho, excepto pelo facto de que as linhas das estórias se foram corrompendo e o que parecia acertado se tornou meramente capitalista. Desinteressante. Os Vingadores, que eram o cerne deste universo, fizeram o seu percurso. Alguns morreram, outros envelheceram, outros apenas foram dirigidos para os seus próprios universos, focando-se em outras linhas de estórias que apenas se destinavam a perpetuar a propriedade intelectual da DISNEY em séries de TV que nada realmente acrescentavam, só adicionavam conteúdo à plataforma de streaming, DISNEY +.

Acumulações de bosta, sem interesse nenhum, sem ganchos para as leais legiões de 'geeks', os verdadeiros fãs, os reais e assumidos criadores deste universo, deste universo que só pensou em dinheiro e morreu por isso. A fase 5 do MCU, vem produzindo os piores filmes e séries de sempre. A rival DC sorri por este 'faux-pas', quase como a PEPSI sorriu nos anos 90 quando a COCA-COLA lançou a incrivelmente falhada 'New Coke'. A analogia remete-nos à falha abissal que a COCA-COLA company cometeu por mera sobranceria. A DISNEY está a fazer o mesmo, alienando aqueles que lhes concederam os biliões que agregaram graças a este universo.

Isto é um erro colossal!

A DISNEY já esteve às portas da falência pelos mesmos motivos, e, mesmo agora que parece invencível o mesmo poderá acontecer-lhe. Não há Corporações invencíveis. Somos nós que os tornamos grandes. - Pode parecer-vos ingenuidade, mas é uma verdade certa como um punho.

Neste desastre galopante que a DISNEY vem perpetuando com o MCU, a única excepção, à data, é a última adição na trilogia dos filmes dos "Guardiões da Galáxia."

De todos os filmes e séries, lançados nesta 5ª fase, este é o único que se esforçou para cimentar a ponte entre esta filosofia desenfreada de ganhar dinheiro e a satisfação dos fãs legítimos, os que compram bilhetes de cinema e pagam religiosamente as prestações das plataformas de streaming. Em última análise, aqueles que realmente sustentam este modelo de negócio, modelo, que bem analisado, está destinado a perecer até que perceba quem o sustem.

"Guardiões da Galáxia - Vol. 3", é um filme que faz jus à sua genialidade. Constrói-se no passado e na correlação da história dos seus personagens ao longo da linha do tempo que os edificou. Simultaneamente centra-se revisitando as origens de um dos seus personagens principais: "Rocket", e usa-a como base para desenvolver a estória do filme. Mais, fá-lo de forma a que todos os personagens, mais alguns adicionados, tenham o seu tempo próprio, surjam elevados, bem desenvolvidos e empáticos.

Empata não é apenas a "Manthis", são todos, neste último filme deste grupo de controversos mal-ajuizados que se sobrepõem para saltar estereótipos e se tornarem realmente os heróis da galáxia. 

É mais um grande filme na trilogia dos "Guardiões", que além das suas participações no decurso do MCU, são uma expressão muito particular deste universo, uma que, provavelmente, a DISNEY/MARVEL, jamais pensou vir a ser tão bem sucedida, ou tão lucrativa, visto tratar-se de um grupo que nunca foi muito bem atirado às revistas, (pelo menos, não em Portugal).

Contudo, e muito derivado pela visão do seu realizador JAMES GUNN, esta série de filmes, e a forma como foram construídos, granjeou uma legião de adoradores que atravessam as barreiras da nostalgia e fazem acontecer o seu tremendo sucesso. "Guardiões da Galáxia", tornou-se fenomenal desde o 1º filme. - O uso bem esgalhado de uma criteriosa selecção de grandes temas musicais dos anos 60 e 70, estultamente colocados em pontos-chave da narrativa, contribuiu por demais para este sucesso. - Com estes factores todos alinhados e bem orientados, conseguiu a proeza incrível de assim permanecer até ao seu 3º. - Isto é muito raro! 

A razão talvez se deva à riqueza dos seus personagens, bi-dimensionais todos, mafarricos e anjos, putativamente esculpidos como humanos (mesmo que 99% destes nem o sejam) e à forma como estes interagem connosco. Imediatamente sentimo-nos afim com todos, amigos à nascença. Aconteceu aqui uma mina que não precisou de grande exploração. Esteve tudo sempre bem exposto. JAMES GUNN, que curiosamente, é parte importante do universo DC, vingou sobretudo no seu rival, e que até à data do "Guardiões Vol.2" esteve para ser despedido do franchise, impôs-se e conseguiu a difícil tarefa de lutar contra um gigante impiedoso (DISNEY) vencê-lo e provar o erro da sua decisão em purgá-lo da MARVEL

Na minha opinião, neste momento é o único realizador 'MARVEL', que mantêm este universo aceitável. Tudo o resto é lixo financeiro.

A vida é incrivelmente instável.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)