Avançar para o conteúdo principal

O dilema daquele talento que nos faz.

 

Tenho algum azedume em mim, tenho. Sou um corpo só feito de cogumelos a fruirem a podridão de imensas frustrações irresolvidas, ainda que encimado por um cérebro intacto, quase bonito, quase genial, mas, além disso, "Eu não sei se algum dia eu vou mudar", mas sei que a nova geração de cantores/músicos/cantautores tugas, arranjou a perfeita fórmula para levantar vôo deste marasmo asfixiante que o panorama artístico português nos tolhe à nascença.

Eu não quis nascer nesta sobra de mim.

Porém, muitos quiseram e fizeram-no. Há uma geração inteira de músicos, músicos digo com saliva colada ao céu da boca, porque isto está mais gritantemente exposto nesta álea criativa, todavia não lhe seja exclusiva, e explora um filão que me engasga a boca de vómito pelos ouvidos. Estes artistas, ou alguém por eles, descobriram que se convidassem outrém de bom talento, ou melhor, de talento apenas, para cantarem ao seu lado, poderiam aspirar a algum sucesso.

Deu, dá resultado!

Assim que assistimos a um rol quase interminável de duetos, participações especiais, fulano figurando sicrano, orgias de vozes e por aí fora. É um fartote de sucessos que colhe pouca gratidão pelos "talentos" reais, que se atiram a este abismo com a única intenção de recolher um cheque. No entanto, é preciso também afirmar que muitas destas canções são realmente boas. O problema é que aparece o nome de um fulano qualquer na capa do single ou do EP, e muitas vezes é o beltrano ou a equipa de produção deste que nos remete aquela pequena pérola cá para fora.

Logo, o "fulano" deste "esquema", é somente um ôco veículo daquela maravilha que dali saiu. Cria-se uma sentinela que os reúne e colhe louros, ganha dinheiro, faz sucessos imediatos em registo formulaico. Fazer música em Portugal, fazer arte, qualquer arte, é difícil, assim que soluções necessitam-se! - Nada de espinhos! - Muitos destes "fulanos" comprovaram o sucesso inicial, sozinhos, assistiram ao que se faz bem e continuaram a fazê-lo igual. Persistiram. É um bom passo para o futuro. 

Este texto não é um 'deita baixo'. ok?

É necessário expor o que nunca pode cegar. Uns singram outros não. Uns munem-se dos 'agentes' que lhes mostram os caminhos onde se querem crescer. Outros não querem cantar letras de cor e morrem ao centésimo dia de nulidade. 

O dilema aqui é até muito simples; estar só ou em equipa. Qual é a cama onde te queres deitar?




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer