Avançar para o conteúdo principal

O Último Poema



Soa-me tão estranho ter tantos poemas espalhados por tantos livros não publicados. A dada altura, já nem bem sei de que livro é este, ou para que livro escrevi aquele...Escreve-se e depois encaixa-se onde nos apetecer. Há, talvez, uma clara liberdade na obscuridade!

Um dia, todos estes poemas estarão ocultos em um disco duro, com proteção de 'password', e dificilmente alguém conseguirá re-purga-los para o mundo. Nesse dia estarei já morto e tudo isto não passará de um fútil exercício de egocentrismo.

A questão fundamental é: para quê?

Faz tempo que deixei de acreditar no 'pai natal' e na noção de que se escreve por que tem de ser, é um imperativo fisiológico que escapa à razão. Ontem mesmo, tossi tanto que me pareceu sentir um dos pulmões a fugir-me pela boca. Para quê tudo isto então? - A eternidade? O legado? - Tretas!

Todos estes poemas, contos, novelas, romances acabarão em um imenso descampado de lixo. Serão lixo, nada. Até estes pensamentos o serão. Ninguém, jamais virá inspecionar um blog acintoso, concentrado em mim, onde só mal se explica a razão de eu ser assim. No fim, tudo se torna irrisório, banal até, e por muito que anseie em vida esse reconhecimento futuro, sei que não acontecerá, porque é da natureza humana sentir comiseração momentânea, apenas, e não fazer nada por isso. A posteridade só existe para as 'putas'!

A questão relevante permanece pertinente: Caralho!

É tão estranho isto, tão estranho...centenas de poemas, de pequenos textos, de alguns contos tão bons, dois ou três romances intrigantes, arrojados à insipiência da maioria. Sei haver quem me lê aqui, de já, vos deixo um eterno agradecimento, e não estou a abrir as pernas por isto, é realmente extraordinário haver quem me leia e só posso me sentir grato por isso. Porém, o que será de tudo isto quando eu morrer?

Nada!

Na Segunda mijei um rim que me passou pela parede do suicídio e surgiu à luz do dia como se me quisesse dizer 'olá' ou 'vai-te foder'! Nesta altura da minha vida não lhe encontro diferenças.

Para quê então, para quê?

Um dia, breve, escreverei o meu último poema, e advirto-vos já, nunca será tão importante quanto aquele que escrevi em Maio de 2015 ou em Setembro de 2021..será apenas mais um, só que este, será o último, e pergunto-me apenas: haverá alguém que se aperceba disto?

Este, é que é o meu legado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer