Avançar para o conteúdo principal

William Hurt

 

William Hurt (1950-2022)

Este é um daqueles actores que dificilmente não me arrastaria para as paixões inexplicáveis que sempre nutri por estranhos. Amei-o logo no primeiro filme que lhe vi: "The Big Chill" (1983 - Lawrence Kasdan) - Curiosamente, é também um dos filmes do 'top ten' dos filmes da minha vida. - Provavelmente, não há nada de curioso aqui. Quase tudo me aproxima pessoalmente da história desse filme, porém, há uma particular preferência pelo personagem que o William Hurt interpreta entre aquele grupo de amigos. Senti logo uma afinidade inexplicável e destaquei-o logo ali, na primeira impressão. Depois, os anos 80 prosseguiram e acompanhei-lhe o percurso de personagens inadaptados que se tentam encaixar nas circunstâncias ocorrentes. O meu amor crescia a olhos vistos. Parecia que todos os papeis que ele interpretava me chamavam cá dentro. Era como se ele me interpretasse sempre a mim. E, a forma como ele os trabalhava ressonava demasiado para os ignorar como meras coincidências. Cheguei à conclusão distópica que o Wiliiam Hurt era eu, em Hollywood, e nunca mais o deslarguei. Mesmo em papeis secundários ele subia-me por todo no íntimo. O raio do homem tinha um carisma insofismável que me atingia sempre. 
Adorei-o em tantas filmes que nem se me justifica estar aqui a nomeá-los. Todavia, refiro só mais um: "Until the End of the World" (1991 - Wim Wenders). A maneira displicente como o personagem Sam Farber, ou Trevor McPhee permite-se ser salvo pela Claire (personagem interpretada pela bela e já desaparecida Solveig Dommartin), comoveu-me de tal forma que nunca mais me consegui desligar desse filme, que muitos consideram menor, na craveira do Wim Wenders. Eu, adorei-o. E foi tudo graças ao William Hurt e à forma como encarnou aquele personagem perdido que busca a redenção.
Foi um actor pacato, que nunca realmente se extendeu além do seu registo. Não necessitaria de o fazer, quiçá, pois o minimalismo sempre lhe caiu bem. Com duas ou três expressões faciais criou uma carreira de quase 40 anos de filmes bons, e alguns até extravassados para o excepcional. - "Kiss of the Spider Woman" (1985 - Hector Babenco), "Body Heat" (1981 - Lawrence Kasdan), "Smoke" (1995 - Wayne Wang), "Gorky Park" (1985 - Michael Apted)...Poderia continuar...William Hurt marcou uma ou duas décadas de bom cinema, como um actor que soube manter-se fiel àquilo que o criou. A marca peremptória do desempenho desprendido, sem exageros, da imersão imperceptível no personagem, sem pontos extremados. Um homem vivo a trazer à vida caracterizações identificáveis de 'personas' que nos admitem como seres humanos. Amo isto em um actor. Daí amar tanto o Wiliiam Hurt e sentir tanto desalento pela sua morte, ontem, vitima de cancro pancreático.
Para mim, existirá sempre. Porque eu sou ele, e ele sou eu. Como não acreditar nas circunstâncias da eternidade vistas desta perspectiva? - Como diria o Freddie Mercury, quem é que não quereria viver para sempre?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer