Avançar para o conteúdo principal

O fim da Garrafa

 

Nada disto é poesia. Sinto-me apenas só e desesperado. Só e incerto por dentro. Sinto-me já morto, antes do descanso da morte. O que é isto? Morri, e ninguém se apercebeu? Estou tão vazio. Oxalá alguém me dê um soco na cara e me faça sangrar pelo nariz, pelo canto impreciso do olho esquerdo. Preciso sentir algum correr sanguíneo, alguma presença palpável de vida a escapar-se-me do corpo. A hipótese é a de que assim, viverei ainda. Que estou vivo, vivo! - Caralho! Estarei vivo, ainda? - Só sinto sangue na boca.

Ontem foi quarta-feira e bebi quase um litro de whisky. Quando é que rebento por dentro e me sairá tudo da carne provando-me a sua existência? Hoje, continuo. Já vou a meio do vidro cristalino de onde o âmbar mortífero se escapa para o copo, para a boca, para o fígado, para a morte...Demora tanto. Havia mais era de ser Homem e atirar-me na frente de um comboio, abaixo de um prédio, afogar os pulmões no mar tão belo. Havia era de ganhar tomates para vender a minha biblioteca e comprar uma pistola com uma bala, uma só bala, uma bala só, como eu.

Hoje é quinta-feira e está tanto Sol lá fora que me parece queimar o toque do mundo. Tomara que chovesse outra vez. Quando chove parece tudo mais calmo cá dentro. Não sei. O meu fim prematuro sabe a alterações climáticas. Gostava que chovesse todos os dias, que surgissem tempestades e premonições do fim do mundo. Gostava de me acabar junto com o mundo, para parecer que lhe pertenci, de algum modo. Já só resta me um fundinho desolador na garrafa, pessoas correm por prazer lá fora, não chove e decidi criar uma página no facebook dedicada à venda de livros usados.

Nada disto é poesia. Genuinamente me entrego a esta desolação diária, e acovardo-me face à rapidez de uma morte definitiva. Tentei uma vez, saiu-me tudo preto do estômago e fugi vestido com uma bata de hospital que me mostrava o cu. Agora, acabo mais uma garrafa, acabou mesmo, já, neste momento, e aguardo a explosão vital de um orgão, na sua rota final. Haverão formas de morte para suicidas caguinchas? Provavelmente alguém já terá escrito algum livro sobre isto. Deitei abaixo a minha página de venda de livros usados. Continuo a procurar livros usados que me ensinem a ser o perfeito suicida. Se tenho de morrer, quero morrer em condições, como sempre vivi. Com regras. Nada dessas mortes estabalhoadas, na linha do metro, a planar desde um dos prédios gémeos ilegais de Vila do Conde, a atrapalhar os pescadores das Caxinas com um corpo inchado a afugentar os peixes.

Se for para morrer, morrerei nos meus termos, não vivi nesses mesmos termos, porque haveria de vos conceder o mesmo à minha morte? Não cortarei os pulsos, aflige-me a visão do meu próprio sangue. Não espetarei uma faca no coração; receio falhar o lugar exacto. Não tomarei mais barbitúricos. Insisto em que não me voltem a ver o cu. Não existem lugares propícios cá em casa para um cadafalso improvisado e os venenos, ainda que fáceis, enojam-me. Abri uma nova garrafa de whisky. Eu morro, esperem para ver. Eu morro. Já tenho a fadiga, as náuseas, os edemas e a ascite. Por vezes sinto pruridos. Quando finalmente começar a sentir a falta de apetite e a falta de peso, saberei que finalmente, terei a paz que tanto procurei nestas garrafas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer