Avançar para o conteúdo principal

A Eleição do Medo

Ainda que o meu voto tivesse contado. Ainda que o meu voto contribuísse para a eleição do candidato. Ainda que o meu voto não esperasse na fila mas fosse célere e eficaz, digno de qualquer contentamento possível ao votante. Ainda que o meu voto progredisse realmente a democracia em Portugal. Ainda que o meu voto contrariasse o rumo natural da predileção política familiar, e, mesmo assim, não criasse cissões, rupturas nesse tecido tão delicado. Ainda que o meu voto fosse único, impopular, consciente, ponderado, surpreendente.. Ainda que o meu voto fosse tomar um café depois de cair na urna, satisfeito o meu voto, por ser, por existir...Mesmo que tudo isto seja verdade, sinto-me contrafeito à mesma.

Desagradam-me as decisões generalizadas do povo, que se assusta e mesmo assim elege o terror que se antecipa à dúzia. Que castiga, e afasta tantas vozes importantes do lugar onde a verborreia mais conta, apesar de sempre demagógica. Apesar de sempre cíclica, conta. Faz mossa, aqui e ali. Barra o absolutismo moderno, o fascismo encapotado. Faz sentido, ou fazia, pois, depois da noite de ontem talvez já não consiga mais fazer. Desaprovo um povo que não se importa com as substituições, como se comprasse bacalhau online e lhe dissessem que já não há postas, só badanas, e aceita-as, por preguiça. Desgosta-me um povo que oferece o absoluto por receio do condicional. Nenhum povo haveria de se espreguiçar assim tanto, só para não ter de caminhar alguns passos de pura luta. Tudo isto me descontenta, apesar de ter vingado o meu voto, e este desprazer provem da raíz da nossa própria Democracia. O nosso sistema, ou qualquer um sistema democrático eficiente, jamais haveria de provir de maiorias absolutas. É que a política assim abarca-se demasiado tentadora para um caminho onde já nada conta realmente, excepto a visão afunilada de quem decide nessas circunstâncias. É muito difícil conciliar-se seja o que for, quando se detêm todo o poder nas mãos.

Assim que, é com pesar que reconcilio interiormente os resultados da noite eleitoral de ontem. Ainda que o meu voto tivesse contado, como contou. Ainda que o meu voto tivesse contribuído para a eleição do candidato como o fez. Ainda que o meu voto não caísse nas malhas de nenhum populismo, de nenhum actual agravante tingidor de imagem. Ainda que o meu voto não fosse atrás das multidões ensandecidas, dos gritos eco dos desfavorecidos, das palavras certas no lugar certo, das sondagens manipuladoras, dos altos e baixos de alguns candidatos mais intransigentes, da não razão, da apatia presidencial que procura harmonia mas cria instabilidade. Ainda que o meu voto fosse Portugal inteiro, mesmo assim, e depois de olhar para o mapa de cores do hemiciclo parlamentar, coloco-me na mesma em posição arrazoada, pois seguir-se-ão quatro anos após esta noite, e se não retornar o Cabrita na pior das hipóteses, ao menos espero que o discurso de vitória não tenha sido mais um discurso que de nada serve, excepto prenunciar um mau futuro próximo para o meu país preguiçoso e amedrontado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer