Avançar para o conteúdo principal

O Mal

Lembro-me muito bem que a minha mãe via sempre o Mal onde, para meus inconvenientes trabalhos, inevitavelmente ele aparecia, onde sempre se ocultara, esse 'mal' que de facto existia, e que o seu coração singular sempre me pareceu feito por medida para detetar. Eram os vizinhos, os parentes desbragados, o senhor da mercearia que cobrava tudo em excesso.

O Mal, jamais me pareceu serem as atitudes erradas das pessoas, mais se assemelhava a um jogo de catequese. A senhora catequista dizia-nos certas coisas sobre o bom deus justo e generoso, e, logo a seguir sussurrava outras coisas muito baixinho sobre o diabo e afins. Na minha cabeça aquilo era um jogo das escondidas. O bem vinha contar até cem, terminava, todo apaixonado pelas pessoas e acendia-se na busca. Dentro do tasco da Dona Evinha, adjacente ao adro, escondia-se o Mal a beber sumol de ananás, sobranceiro na sua altivez. O bem, raramente o encontrava, apesar deste se esconder sempre no mesmo lugar. Parecia-me uma espécie de acordo tácito onde o primeiro se assegurava em perder de propósito, pois sabia exactamente onde estava o Mal, mas, nunca ali entraria para o apanhar. Que mal havia em beber um refrescante sumol de ananás?

O Mal ria-se muito quando aparecia, passados alguns longos minutos, mas por nada, só porque era da sua natureza ser expansivo e pôr-se a rir. Tocava na laje da N.Senhora da Apresentação, lá em cima, no nicho do portal (ninguém conseguia explicar como é que ele chegava lá no alto), era uma vitória certa à qual, o bem, de mãos na cabeça, sempre fazia concessão. Sucedeu-me assistir a isto consistentemente, desde as vésperas da minha primeira comunhão até à altura em que descalcei os sapatos apertados logo após as cerimónias do crisma. A senhora catequista fechava os olhos a tudo, eu não. A senhora catequista tinha umas mamas boas e, lá pelo ano da comunhão solene esqueci tudo sobre o bom deus graças ao seu peito.

Por esta altura, do fundo do adro, já quase na estrada, o Mal espreitou-me e gritou-me lá de longe: já fica prometido ou isso ou nada. - Talvez tivesse percebido que usava de honestidade comigo próprio pela primeira vez. E não estava errado. - Gostei de mamas ali mesmo, entre os bancos corridos da igreja matriz, enquanto o bom deus, já criador, já justiceiro, já redentor, encaminhava a humanidade para o bem, que, por mero acaso, chorava baba e ranho na casa de banho do sacristão bêbado.

Ao chegar a casa, impregnado de seios no diapasão do cérebro, fui incapaz de ocultar esta demanda da minha mãe. Não há outra igual. Estava ali acesa uma fogueira entre sinapses e o seu coração vedor logo a detectou como se uma nascente de tetas me escorresse dos olhos. O Mal, tampouco o bem, me acompanharam até casa, só a normal adolescência, e a minha mãe, sempre fez olhos de mercador a essa. No fim, agora, quase quarenta anos depois, ainda penso no Mal a tocar naquela imagem da virgem integrada, como uma expressão de exuberância, tal como quando fui comprar ao Patusco um Fá de laranja e o espremi inteiro na boca sedenta. Também recordo ainda do olhar da minha mãe quando atirei pelo ar os sapatos apertados que a custo comprou no Varela e que tive de ir recolher sem um pio. Pouco mais terei a dizer sobre as mamas da senhora catequista de tão perfeitas que eram, puras conchas elevadas até ao Céu.

E isto é o que tenho a dizer sobre estes jogos que nos impingiram a todos desde a infância. Esconderam-nos o bem, mostrando-nos o Mal e fizeram de modo a que a verdade fosse o seu inverso. A minha mãe, se ainda fosse viva, teria visto isto a milhas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer