Avançar para o conteúdo principal

Poema XXXII


A vida lá fora é um documentário. 
Do segundo andar penso em palavras densas para mandar para a rua,
atirá-las ao filme em constante rodagem.
Daqui contemplo o ar das gaivotas e quero esse vento. Sou fraco.
Lá fora há gente com preocupações. 
Aqui vive-se um tédio burguês. 
As janelas duplas encerradas 
fecham a vida para dentro de um computador. Sou fraco.
Não é por alguém que fraquejo
só me diluo no ar ou escorrego como a chuva-lágrima
a solidão alimenta-me na boca
até um dia.
Um dia meto-te a lua no ventre
para que nasça o sol de manhã.
Esta manhã nasceu do frio, suficiente. Sou fraco.
De tronco nu, destapado, estendido, os ombros queixam-se
os pés queixam-se do chão
a cabeça queixa-se do céu. De não voar.
Sou fraco!
Se a alma fosse etérea já teria partido para longe 
de todo este sangue inútil.

Comentários

  1. A alma é energia. Os 7 gramas que perdemos no último sopro. A energia que nos faz mexer o cérebro e despoletar a criatividade como em «Um dia meto-te a lua no ventre/
    para que nasça o sol de manhã.»
    Todos estamos de passagem até um dia. A forma como preenchemos cada um dos dias até esse é que nos atira ao mar de gostar de estar vivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia falar de frases feitas, de coisas já ditas, de expressões tão batidas...podia falar assim se me faltasse vontade de elogiar-lhe a dedicação a este meu mundo. Não me falta! assim que, elogio-lhe antes a si, caro leitor, por me interiorizar tão bem. Porque, exactamente, "a forma como preenchemos cada um dos dias..." é o que importa no fim. Mesmo para aqueles que demonstram uma 'persona' que nem parece "gostar de estar vivo". - Agradeço-lhe pela adição de mais estas 7 gramas ao peso definhado da minha alma. Suponho que qualquer sopro honesto nesse sentido é sempre uma lufada de boa energia.

      Eliminar

Enviar um comentário

Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '