Avançar para o conteúdo principal

O Incidente de Plutão (Parte II)


Continuação...

Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher.
Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos.
- E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta.
Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Queres...queres que fique? - Ela assume uma expressão desolada. - De outro modo, já sinto o dente a moer novamente. - Deu a si mesmo um piparote na bochecha abcessa. - Isto dói que se farta. O melhor é ir embora mesmo.
Fez uma pausa, mas Doroteia Barbosa continuou imperturbável. Depois, voltou a cabeça para ele. Foi um movimento quase imperceptível, mas que fez ranger as molas da cama. Havia no seu olhar, enquanto a acompanhava até à janela, uma espécie de fervor.
- Será que percebes Xavier, a quantidade de sofrimento que o mundo teve de produzir para existir um homem como o Ulisses Barbosa? Não percebes? Esta é uma família de loucos. Sabes quem viveu nesta casa, durante quarenta anos? O Adrianito dos Pascoais. 
- O Louco?
- Devias saber que antigamente se costumava isolar um louco trancado em um quarto. O Adrianito é na verdade um louco manso, uma espécie de sem-abrigo sábio, e o seu encafuamento não foi voluntário. Foi o Barbosa quem o tirou daqui, aos pontapés, e ele a sorrir ainda por cima. Na rua sentia-se como um peixe dentro de água. Ainda hoje se sente assim.
- E o teu pai, que tipo de louco é que era?
- O meu pai viveu aqui fechado, sozinho com nove gatos, longos anos depois do divórcio e da morte frustrada. Muitas vezes penso no poder da circunstância, de um encontro no traçado da sua vida, que o terá levado a esse desespero. Sabes, o meu pai não era louco algum, só queria que os outros pensassem que era. Era mais fácil assim.
- Mais fácil? - Inquire o rapaz.
- Há qualquer coisa estranha no meu futuro - disse ela.
Em um gesto decidido, Xavier pegou-lhe na mão, examina-a ternamente, depois de a apertar.
Doroteia retirou a mão da dele, sem poder reprimir um momentâneo sentimento de depressão. - Deixa-me em paz - disse-lhe, sem se deter, empurrou-o de encontro à cabeceira da cama de onde saltou um pedaço podre de rococó. A seguir observou-o, longamente, como se observasse a sua própria imagem na sua ausência. Tratava-se de um olhar que se podia dizer neutro, fundamentalmente uma mirada calma, sem urgência ou fechamento. À luz terrível do meio-dia ela vê-o pela primeira vez. Acabrunhado, incerto, algo temeroso. A recordação deste momento era-lhe confusa. Um instante humilhante.
Encontrara, entre os papéis do pai, rascunhos de poemas e umas estranhas cartas por endereçar. Todas elas com letras diferentes, mas todas com a mesma assinatura: Plutão Geraldo. Cartas curtas e amareladas, em um papel quase amarrotado, tinta desbotada, como que a dissimular as emoções das palavras.
- Guardo-as todas comigo, sem tentar sequer desvendar o mistério por mim própria. Nunca lhas devolvi nem sequer lhe quis alguma vez perguntar a quem se destinavam. Concluí que nenhuma seria para a minha mãe, ou para mim. Até aí estou certa.
Mostra-as a Xavier que ficou desprovido de perguntas para lhe fazer.
Na rua, na frente da casa, um grito fino alarmou-os a ambos. Um lamento enrolado, contínuo, elevou-se e tão alto que os arrastou para lá. Depois parou, subitamente.
- O que é - gritou Xavier.

(Continua...)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '