(...)
O Septo de colunatas assim formado, é guarnecido por estátuas, sendo que a mais imponente de todas encima um lindo relógio, e em segundo plano, vêm-se os maiores tubos de todos, assim mesmo, mascarados à boca de cena.
E por fim a frisa decorada por uma corrente de pequenas colunas majestosas, e de uma cornija ornada por dentículos, por medalhões e por rosáceas de um trabalho delicado, que completam a beleza celestial deste extraordinário instrumento. De tal forma o impressionou com a sua exuberância que o conseguia sempre descrever, assim, com todos os detalhes, mesmo após muitos anos.
Que vergonha Dan Brown, - Disse Adães muito baixinho. - Não te teres debruçado sobre a beleza deste instrumento de Deus. Não acredito, que não te tenha tocado tanto quanto o fez a mim? Terás entrado sequer cá dentro? Terás feito algum esforço por esse monumental êxito de literatura? Literatura, Ah! - Largou alto a interjeição sem querer.
E precisamente sob o mesmo, uma figura recortada nas sombras, movia-se num gesto lento de genuflexão. Era ela.
Fez o melhor que pôde para atalhar a surpresa, num rápido gesto evasivo, ocultou-se atrás de um pilar de pedra, conseguindo assim desviar-se do campo de visão da rapariga. E desse ponto de observação privilegiado, consternou-se com a sua imagem angélica, e com o seu ar de sincera penitência, rezando de joelhos a um ícone da Sagrada Família.
O sol entrava em tiras pelos vitrais laterais e elevava-a da escuridão, cobrindo-a com um brilho sobrenatural, tanto a si, como à imagem pintada na madeira a quem ela rezava.
Era um anjo, só podia ser, e aquela imagem confirmava-o além de qualquer dúvida. O seu rosto erguido em adoração, iluminava-se em zéfiros de luz suave que esvoaçam pelo espaço em seu redor, e nesta imagem piedosa, Adães, podia jurar ter visto uma singular lágrima escorrendo pelo rosto da rapariga abaixo, tão extraordinariamente idêntica na forma e no trajecto à lágrima que escorria do rosto da virgem do quadro, que não se poderia tratar de uma mera coincidência. (...)
"O Mérito da Erva Daninha"
Romance 1998
Rejeitado por todas as editoras
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Etiquetas
Anos 90 escrita Literatura Romance
Etiquetas:
Anos 90
escrita
Literatura
Romance
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário
Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.