Avançar para o conteúdo principal

Saudades de ver bons filmes (XIX)



Selvagens. Livres. Experimentalistas como a própria Vida...



Por vezes, a vida mostra-se mais dura do que parece ser possível aguentar, e começa-se a fingir que já  nem notámos a passagem dos dias. Tampouco já nem reparámos nos disfarces daqueles que nos rodeiam e o que nos apetece mesmo é mandar tudo às favas e partir. Despedirmo-nos de tudo um pouco e sair à aventura antes que passe a nossa vez.
Metermo-nos à estrada, desfrutando deste mundo maravilhoso por todo. Contudo, epifanias desta natureza são coisas que requerem o seu quê de esforço. Não é coisa de somenos deixar-se uma vida inteira para trás das costas. Assim que encolhe-se os ombros e retorna-se ao facebook ou ao sofá.
Mas os heróis insuspeitos existem, e foi o caso de Chris McCandless (interpretado no filme por Emile Hirsch). - Certo dia simplesmente decidiu tomar fôlego e colocar em prática o que muitos apenas sonham às escondidas. Foi.
Tanto se dedicou à gloriosa tarefa de ser um puro espírito-livre, que acabou por perder a própria vida (e esta parte é um enorme spoiler para os que nunca viram esta pequena pérola dirigida por Sean Penn), morrendo de inanição, algum tempo depois de se ter misteriosamente esvanecido por completo da sociedade.
Desiludido pela vida materialista que herdara da sua família avantajada e logo após ter concluído os estudos, doou todos os seus haveres e optou por construir o seu futuro como um vagabundo livre. A deserção da sua antiga vida levou-o a criar um alter ego: "Alexander Supertramp" e a fazer uma longa e tortuosa viagem de canoa, rumo ao México. Posteriormente, pôs-se em contramão e destinou-se ao Norte, tomando qualquer emprego ocasional que lhe aparecesse pelo caminho de modo a sustentar o seu objectivo; atingir o Alasca.
"Into de Wild", retrata fielmente todo este processo de mutação de Chris McCandless. Adaptado tanto de um artigo como de um romance escritos por Jon Krakauer um ex-colega seu dos tempos de faculdade. Tendo esta história tanto polarizado a opinião pública, dividindo as águas entre os que louvaram a sua abordagem libertadora em relação à vida, e outros, os que vieram afirmar que as suas acções haviam sido irresponsáveis, mal-preparadas para enfrentar tais desafios e que inevitavelmente o conduziriam à sua morte, (o que, infelizmente, acabou por ser mesmo assim) faria sentido ser levada ao grande ecrã, e o resultado foi este filme, quase feliz, quase triste, incrivelmente melancólico e atrevo-me a afirmar; místico. - Realização e interpretações acima da média, e será também de salientar a fabulosa banda-sonora assinada por Eddie Vedder e Kaki King que revestem a narrativa desse exacto sentido do maravilhoso.

Chris McCandless

O autor, Krakauer, através de parte da sua (McCandless) correspondência, assim como de um diário que este mantinha, conclui que, ao se observar esta fatídica fotografia, encontrada entre os seus pertences e revelada posteriormente à sua morte: "Ele está a sorrir, e não há dúvidas algumas sobre aquilo que os seus olhos revelam." - Estava feliz, sereno como um monge a caminho de Deus.

"I now walk into the Wild"
Chris McCandless




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '