Avançar para o conteúdo principal

Cortar em Seis o Pão


Versos heróico-familiares .III

Houve um tempo 
em que o meu pai trabalhava
por turnos na fazenda

na tesoura, giz e no cigarro campeão
como um herói de acrobacia.

Coração de aço, entretela feito asa
vestida em madeira ancestral.
O dinheiro era um osso que mal chegava
para encher a concha
de uma mão.
Dormia com a minha mãe
e a direito fazia a emenda
dos dias de cristal.
Há noite, chegava a casa
e antes de se sentar à mesa
sorria,
como ninguém.

..


A minha mãe esfregava
do pescoço o torcicolo

respiração e canto, o cheiro a frio
de varrer a casa da rádio
a água da cor da ferrugem

e das camas, o vil cotão.
Mulher indómita de perfume perfeito
dir-se-ia uma planície formosa
não inventada por flores.
duas mãos papoilas, vermelho sangue
e uns olhos de abismo aberto.
Havia também, por perto, um gato amarelo
esgalgado pelo meu colo

fogo de calor, amor, risos e pão.

..


Sei de toda esta matéria de embaraços

mesmo no fim de quatro, fui eu quem soube primeiro
voláteis corações imensos para onde a natureza
largou os instintos de borboletas
de asa presa
tatuadas com cicatrizes de tantos cansaços
Soube-o pelas calendas de um Fevereiro.

..


E à vista desarmada dir-se-ia: são tão felizes

os meus pais, os meus irmãos, eu e o caminho azul
da minha condição.
Até o gato que se foi num pasmo
vivia como nós, todos juntos aprendíamos a ser aprendizes
de braços feito aves, nesta sacrossanta união.
A dureza não alastrava como no rio pardacento
havia um cordão de árvores sólidas
e nenhum lamento
a cegar de amor a descendência.
Não podia ser. Que era proibida
a desolação.
Era só deles o segredo.
Jamais um filho crica ali sentiu fome ou medo.
Fosse qual fosse a noite que se acabasse
o dia seguinte seria um cobertor sempre aquecido.

O tempo foi largo na sua instância

e contou-me na memória cada instante
em letra aberta
como se crescer a recordar
fosse o meu posto.

Às vezes, de noite, ainda me desperta
brilhante
as inocentes lembranças da minha infância
pegaram-se em mim como os pássaros pelas redes
pois é para dentro que elas voam
para o porte altivo do meu rosto
que nunca foi meu, mas deles.

"Todos os Fogos são Fevereiro"
Poesia - 2017





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '