Avançar para o conteúdo principal

Textos Devolvidos VI




O Orgulho é uma Nuvem


Um dia acordarei longe do teu abraço. 
Porque existir é outra coisa diferente disto que me exiges: é a surpresa da vida, 
o encontro da emergência de aqui estar, o princípio bondoso do amor próprio 
e também o seu maravilhoso fim. 
Um dia não precisarei mais de pedir a tua mão acumulada sobre o meu destino. 
Um dia serei o meu mundo próprio. 
Serei assim,
E poderei ser livre finalmente, como as orgulhosas nuvens de outrora. 
Vagueando pelo céu eterno, sem pedir permissão a ninguém.
Um dia serei alguém sem arrogâncias, alguém liberto de todos os cinismos, 
de todos os azuis anti-naturais, tingidos.
Um dia serei melhor, alguém melhor!
Um dia acordarei longe e certo, e nesse dia serei somente a minha própria luz. 
Que o fogo dos outros em nada me ilumina,
 em nada me seduz.
Porque os dias só feitos de mãos atiradas ao vazio são a morte mais lenta de todas. 
A morte que derrama cá dentro um sangue ôco, como um sangramento incontrolável de Deus.
Um dia tinjo-me de brilho e côr, e fujo de vez da tua escuridão.
Um dia...
Um dia qualquer destruo as camadas entre nós,
as ligações desligadas a esta inexplicável explosão.
E também a maldade inteira que me entoa, brados e brados e brados de Adeus!
Um dia destes volto a ser Pessoa!
Fica então marcado o encontro naquele lugar só nosso,
onde bebemos perdidos a espuma do mar
e devoramos as nuvens armados em bocas de ventos fortes.
ali habitamos sempre um constante estado de alvoroço,
e o mundo fugia-nos dos sentidos, sempre tão rápido a escapar
sob a sombra imperfeita da areia inútil dos nossos consortes.
Agora, livrou-se o tempo completamente dessa memória,
como uma pele de cobra, soltou-se de nós, tal como previas
ou quase,
ficou ainda por ser escrita, a memória rigorosa desses dias.
Os anos mal têm força para abafarem um vislumbre de paraíso.
Tornou-se ímpeto o relato desta mesma história.
Abriram-se pelas ruas todos os passos,
e todas as bocas sem pudor, falaram de nós,
do nossos beijos, corpos, dos nosso sexos e abraços,
e de toda a poesia que disseste pela minha voz.

"Todos os Fogos são Fevereiro" - Poesia 2016
Rejeitado por todas as editoras dedicadas à poesia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer