Avançar para o conteúdo principal

A rubrica da Madalena Patusca II


- Isto o quê? - Ficou sem resposta.
- Isto é isto e que mais haveria de ser? - Disse-me à saída. - E aquilo não era coisa alguma. Nem dito nem feito. Pareceu-me uma interjeição cheia de palavras.
Em outra ocasião fomos jantar fora: "Ao Veneno da Madrugada", um restaurante cheio de más pretensões mas boas recomendações aqui e ali. Todos os pratos diziam-se com nomes esquisitos, muito embora a comida me parecesse exactamente igual à de outros lados. E todos os empregados arrastavam consigo uma frescura suja deliberada, nas roupas e nos cabelos e barbas. Nos olhos e até no discurso. Como se quisessem parecer ainda mais estranhos que os nomes da comida. Foi ele quem o escolheu. Talvez pensasse que deveria aparentar outra idade e disposição, diferentes daquelas pelas quais me apaixonei. Para me impressionar, de algum modo.
Encontrámo-nos ao pé da entrada e tentei abraça-lo, mas já vinha a mexer na memória e só dizia: "Merda, merda...merda", entrámos directos ao pequeno saguão.
Eu fui descalça, só porque a minha mãe andou descalça no tempo inteiro dos dias imensos que levou a trazer a roupa lavada da lingueta do rio até ao meu pai, sentado na borda de pedra, se apaixonar por ela. E também, porque ao pesquisar o restaurante achei que este gesto o impressionaria.
Ele reflectiu por alguns segundos sobre os meus pés nus e respirou tão profundamente que até o julguei às portas de um enfarte. Perguntou-me como podia eu exalar um odor tão cálido, tão esplêndido e floral?
- Do meu jardim, suponho? - Respondi-lhe incerta. - E do dia do cinema tens alguma coisa a dizer-me?
- Foi bom termos conseguido ver o filme até ao fim, apesar de tudo. Não achas?
- De tudo o quê? - Inquiri.
Mais silêncio no pórtico da entrada, o empregado veio lento e suado e ao seu comentário, conduziu-nos logo a uma mesa sombreada na parte de trás, junto ao corredor que levava à cozinha. Havia  aí um sortido de quadros bizarros, uns pendurados, outros postos no chão e ademais, vários bricabraques atirados ao acaso da decoração mal ajuizada.
O "Ao Veneno da Madrugada" tinha ainda assim uma boa variedade de saladas e queijos, daquelas em que ao comensal é pedido sem nada lhe dizer, para se levantar e ir servir-se do que conseguir. Metade dos empregados perdia-se nos telemóveis. O cozinheiro parecia só ter olhos para a ajudante, diz-se chef e sous-chef, eu sei, só que ambos tinham um ar acentuado de sopeiras e não me apeteceu ser nem fina nem correcta, depois de o ver quase anão, comprimido pelo peso colossal de se encontrar em público. Não havia sinais evidentes de ninguém que mandasse ali, abandonaram-nos na mesa aos nossos próprios recursos. Ele adorava queijo, já o sabia de outras gratas descobertas obscuras e compreendi a sua escolha em um instante. Tentei ser o mais circunstancial possível.
- Porque escondeste isto de toda gente?
- Tinha medo.
- Medo de quê? De um restaurante?
- Não sei Madalena, não sei mesmo. Vais querer entradas além da salada?
Voltei a pôr-lhe a mão na mão, como no cinema, pois julguei vir a ser esta relação um filme demorado, e tentei aconselhá-lo calmamente a aproveitar-me. Ele aprovava tudo com a cabeça. Eu negava, ele assentia sem questão. Quando terminei por mero cansaço, ficou naquela mesa, entre os pedaços cúbicos de gouda e edam, pelo meio da salada de rúcula aromatizada com vinagrete, uma reconstituição mental da sua vida inteira adiantada no tempo para meu benefício, até onde lhe permitiu a memória. No momento em que lhe pretendia dar a absolvição o empregado retornou com um prato de azeitonas marinadas em azeite e óregãos. Na outra mão empurrou-nos a interrupção providencial em parceria com a travessa de presunto laminado. Fiquei alarmada.
- E é isto, - disse ele - é sempre isto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '