Avançar para o conteúdo principal

O Artista que faz falta Conhecer


Um dia desenhei um rectângulo largo em uma folha de papel-cavalinho, não foi salto nenhum, pois em anos antigos, já me tinha lançado a fazer rabiscos aqui e ali. Em pastel sobretudo, e uma vez cheguei ao acrílico, mas aquilo eram vãs tentativas sem finesse alguma. As artes plásticas são um mistério ainda, e uma das minhas grandes decepções como ser humano criador. Essa e a música. Creio até que terei começado a escrever por me faltar jeito para o desenho e para os instrumentos de sopro.
Assim que voltemos ao meu rectângulo. Esquissei-o de vários ângulos e adicionei-lhes cornijas e janelas. Alguns sombreados. Linhas rectas e perspectiva autónoma, cor e até algum peso acumulado. Longe do real mas muito aproximado deste. Quando dei por mim tinha o Mosteiro (Stª. Clara) desenhado, em traços grosseiros e pôs-me feliz ter chegado ali, até me dar conta que cometera plágio.
O meu subconsciente foi buscar o trabalho do Filipe Laranjeira ao banco da memória, e sem me pedir licença, copiou-o desavergonhadamente. Também isto me pôs feliz, pois o Filipe, que tem um mundo plástico inteiro dentro da alma, com alguma falta de entusiasmo, prejudicial para a descoberta do seu trabalho, é um dos artistas vila-condenses que mais admiro. Tanto que, até já lhe fui comprador e orgulhosamente posso dizer que possuo alguns originais deste talentoso artista. O seguinte é um deles:

Óleo S/ tela 70x60

A sua relação com o mundo real intrusa-se na escolha de motivos em função das suas possibilidades passionais. Assoberba-se destes instintos como que em um elogio de opulência, e o grosso, ainda que não limitado a apenas, do seu trabalho centra-se no seu espaço de eleição: Vila do Conde.
Quando lhe perguntei porque não vendia mais quadros, o que lhe queria realmente perguntar era: 'porque me estás a vender este quadro brilhante, assim, tão barato'? - Não o fiz, por receio de que mudasse de ideias e me privasse desta pequena maravilha que agora encima o dossel da minha cama, afagando-me o sono todas as noites. - Fui aqui um mau amigo, mas um bom egoísta.
A verdade é que o Filipe, não cessa de deitar fluídos geniais para a tela, o papel, a madeira, e praticamente todos os materiais possíveis de poderem vir a ser utilizados pela sua infindável criatividade. É um colector por excelência. Reune apanhados de materiais aparentemente rotulados de lixo, e, acaba por gerar puro gozo estético com estes. As suas desmesuradas 'anatomias' paisagísticas, não são de todo versões degradadas do real, melhoradas quiçá, pondo carne e osso, de cores e formas, no bruto real da medula vila-condense, toda ela dotada de soberania própria.


É um particular Escher local que pressagia momentos decisivos destes corpos monumentais que lhe estão intimamente ligados, chegando a ser tão poderoso que, por vezes o apreciador se vê na posição de buscador, em uma caça ao tesouro, escondido entre as nuances do impossível.
Mas o enriquecedor encontro com a sua terra é sempre uma dura prova. O Filipe debate-se por vezes com a complacência financeira e atira-se à repetição para ganhar algum dinheiro. Pouco, muito pouco face à excelência do trabalho exposto.


Mesmo assim, suspeito que o heroísmo do seu deslumbre poderia chegar a alturas mais rarefeitas. Nota-se no emaranhado constante da sua abordagem, aquele tímido medo de deixar espaços abertos. É como se só se sentisse plenamente à vontade cumprindo o dever de cobrir tudo com o último traço possível para uma obra. Larangeira é célebre, em círculos restritos, pela intensidade. A par com esta apojadura, como poucos artistas de que sei, recusa a abstraçcão, mantendo uma relação aparentemente ambígua com a tradição figurativa, defendendo os elementos puramente plásticos da sua obra. Apesar disto, é de notar a sua veia satírica, latente em alguns quadros mais complexos. Embora seja uma sátira amável e sempre ocupada pelas mesmas paixões.


Parece-me de uma intransigência brutal a maioria dos apreciadores, ou o público em geral (porque não?) ainda desconhecerem intimamente a obra deste grande artista que vende fac-similes dos seus trabalhos em formato postal ao custo de 1 Euro em locais reclusos. Creio ser um daqueles criadores que se desejaria apreciar em grandes vernissages de espaços emblemáticos a estas coisas. Todavia, é sempre assim que estas se processam. Mãos dedicadas são precisas e pouco custa divulgar um talento desta magnitude. Resta agora, a quem de direito se sentir impulsionado para o ajudar a ser conhecido, como, de qualquer modo ele o merece.

Filipe Larangeira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '