Avançar para o conteúdo principal

Piquenas estórias de amore XII


Por volta dos meus vinte, vinte e pico anos perdi um amigo à loucura. 
Estava só. Atirou-se para baixo de um comboio porque lhe aparecia a N. Senhora na frente dos olhos em todo o lado. Aquilo punha-lhe o mundo todo em desacordo.
Em uma caixa perfeita ia-lhe a cabeça metida no espaço desigual dos comuns, noutra, surgiam-lhe lamparinas, astros ilustrados, putas maravilhosas, crenças de infância queimadas a ferrete directamente no cerebelo, frustrações em cavalgadura, e acabou só alucinado, o meu pobre genial amigo. Só alucinado pela maldita doença.
Ouvia música aleatória do John Cage e fazia abluções com drogas banais para parecer igual a toda a gente. Nunca resultava com toda a gente, só com aqueles que lhe sabiam a razão da loucura. Ele, por vezes, nem fazia caso à própria loucura ou àqueles que a maltratavam com palavras e desdém. Ele, louco, era mais puro que qualquer impostor que se fizesse de 'artista' ou de 'amigo'. ELE era muito melhor. Melhor, porque a capa da loucura lhe concedia a inocência da verdade.
Quando cheguei ao campanário soube que morrera em pleno voo. Éramos tão distintos e porém, as nossas cabeças flutuavam iguais na nortada de Vila do Conde. Apanhei o caminho e fui ver o prior a saber de que morrera o meu amigo. Não falei com mais ninguém, só com o prior, porque, assim como assim, quem via a N. Senhora haveria de ter alguma ligação a esta terra de ninguém. Este disse-me que fora sempre um teórico do experimental, do não convencional e deus estranha estas pessoas. Que a sua vida nunca fora a melodia que tocara, mas os sons que aqueles que dele gostavam ouviam. - O prior lera a entrada do John Cage na Wikipédia e pouco sabia em concreto sobre o meu amigo trucidado nos carris. - Saí rápido e de lá lhe entendi finalmente a dor perpétua. Ai meu amigo, mestre das nuvens, sobrevoavas a própria igreja nesse instante, e, dessas alturas, depois de já te ter chorado e dito bravo, nada mais disse e as nuvens vaguearam pelo céu no mesmo silêncio. Os outros todos, aparentemente bem mais teus amigos, só explodiam entusiastas em projectos de lágrimas falsas que jamais teriam espaço para avançar. A verdade é que a tua morte nos pôs em movimentos inconstantes, e já nada nos podia parar.
Anos depois fui visitar-te à colina dos heróis, junto ao mosteiro, onde fumamos juntos, pela primeira vez a nossa amizade, e tu ainda lá estavas, como se te pusesses de propósito em um salão elegante, a contares as possibilidades das candidatas ao teu toque.
Ao ver-te assim, em uma loucura tão tua, tão distante das más loucuras de agora, só quero que saibas, adorei-te para sempre. E, ainda te adoro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '