Avançar para o conteúdo principal

As Crónicas do Senhor Barbosa XII


- O que é essa coisa da poesia? - Pergunta-lhe o renitente na rua. - Diz-me lá para que me serve? - O Senhor Barbosa ficou com a língua pesada para respostas imediatas, mas, na sua cabeça, a tapar disfarçadamente aquele protesto mudo, corriam-lhe os mais profundos e belos desejos dos Homens. - Então? - insiste o editor impaciente - Respondes ou não às minhas perguntas? Para que serve aquilo de que te serves para fingires que serves o mundo de alguma maior beleza?
Esta última, mais dramática questão, teve um efeito de praxe naquele homem só raíz. Este homem só chão, posto a renascer para uma teoria inteiramente certa de uma nova vida, achou ser seu dever fazer-lhe espécie dar respostas que não iriam acudir nenhum espírito. Porém, interiormente, remoía-se contra a preguiça de não mastigar apenas os pensamentos. Queria mesmo responder-lhe e, em acto poético contínuo, provar-lhe que a poesia serve apenas uma coisa.
- Dá-me ao menos um exemplo. - Persiste o inquisidor. - Nota bem, um exemplo válido. Nada dessas paneleirices mascaradas em crianças cheias de fome e de frio, cheias de inseguranças mais que pesquisadas e bocejantes.
O Senhor Barbosa vacilou. - "Este homem só diz verdades provisórias e avança golpe sobre golpe para me inferiorizar. Este homem não é meu amigo." - Um exemplo, um exemplo... - Tapa disfarçadamente a boca, porque os melhores exemplos raramente lhe saem por aí. - Depois, por demais encurralado, não teve outro remédio, tapou os olhos com uma mão, a boca com a outra e lançou-se ao abismo daquela inquisição.
- Vamos supor que às duas da manhã, caminha um homem na rua, um vagabundo. Ostracizado. Diz-se poeta debaixo do riso até dos mais próximos. Assim que, este homem, teoricamente falando, anda em busca de alguma verdade pelos escaparates dos caminhos, e rapidamente somos levados a abordá-lo com uma certa profundidade - diz o Senhor Barbosa - estás a ver do que falo? - O dito editor, dito amigo, dito confidente, grosso modo mais algoz do que muitos, acena com a cabeça. Não fez qualquer outro gesto que intentasse alguma sintonia. Abanou o crânio e deixou-se estar à escuta, para o ridicularizar apenas. - Preferes os problemas difíceis? - Insinuou. - Coitadinho!
O Senhor Barbosa que cheirava mal porque não se banhava há semanas inspirou a pergunta e nenhum vómito lhe assomou. Era já uma conquista. - A facilidade é uma máscara que esconde labirintos inextricáveis. Exactamente como a tua presença aqui na minha frente.
- Então, mais uma vez não respondes à minha pergunta? Inventaste essa personagem agora mesmo, ou só me queres convencer de algo?
- Sim, senhor editor, inventei-o mesmo. O que não inventei foi a razão de continuares a convidar-me sem nunca me convidares. Parece que me queres castigar de alguma coisa. O que será?
- Não sei do que estás a falar. Só gostaria que me respondesses. Consegues?
- Consigo pois. Os poetas, como deverias saber, trabalham em fábricas de palavras e operam diferentes graus de produtividade. Contudo, gostam de sofrer por cada palavra que fabricam e não são mais ou menos remunerados por isso. É um terreno metafórico, sabes? Os poetas são em simultâneo os mais pobres e ricos seres humanos que existem ou existiram.
- Maravilhosa essa gaveta onde encerras mais um dos teus absurdos...todavia, a pergunta continua sem resposta. Para quê? - Martela o companheiro desconfiado.
- Oh, é tão simples. Para não se morrer sem termos sido uma nuvem passageira.
- Mas que merda...? - O outro homem afastou-se com um mau humor que só poderá ser explicado por uma história muito pessoal entre aqueles dois, e o Senhor Barbosa caminhou lento em direcção ao mar inspirador.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

O Incidente de Plutão (Parte II)

Continuação... Xavier sonhara o corpo de uma loura por semanas, nos intervalos em que se convencia a si mesmo que a amava porque sim. Mas que desacato. Não tinha heroísmos em part-time para dar a ninguém e por isso se pusera a fazer teatro no fim do trabalho como forma de não se maçar a si mesmo. Era um salto à vara espantoso, se de tantos lados que procurou socorro, este lhe chegasse através desta mulher. Doroteia, vista pelos seus olhos era a mulher mais bonita da cidade, e ai de quem o  contradissesse. Não era que o dissesse a ninguém, de todos os modos só se queria deitar com ela e deixar-se adormecer ao seu lado como uma fera amansada. Era tudo matéria de sonhos. - E o que foi que tiveste de fazer pelo teu pai? - Arriscou a pergunta. Não foi pronta a sua resposta, apesar de se perceber na comissura dos seus lábios os indícios de um longo diálogo consigo mesma - precisamos de falar sem rodeios - ouviu depois o rapaz dizer. - Isto é, se queres que fique e te escute. Quer