Avançar para o conteúdo principal

Sou da Parte que é a Favor de ser do Contra.


Ignoro saber se serei capaz de me colocar a jeito para a represália de alimárias mais primitivas. Aquelas de peito já cheio por regra e cabeça rapada por dentro, entouçados ao contrário para garantir que só o mineral mais sujo aí prospera. Mas não os rejeito. Abraço-os até, isto, se vierem aqui. (alguns aparecem, e logo esbracejam imenso pelos dedos ansiosos de babuínos, atirando fezes ao desbarato por todo o lado. Todavia, tão depressa quanto largam a sua carga de fel, desaparecem - atentem, não sou eu quem os apaga, são eles próprios que se esvaem em um nada, após a descarga dos vitupérios pestilentos.) 
De facto, desconheço se terei eu mesmo algum peito erigido em bravura, pronto a receber essas pancadas brutas. Mas, admito humanidade e por isso reconheço as minhas fraquezas, esta é só uma da longa lista que me faz homenzinho todos os dias.

Duvido muito da minha ousadia sim, mas escrevo-a, porém, na habitual purga que a alma necessita, naquela rotina contínua da auto-limpeza de espírito, perdem-se vários pedaços do que somos, até que um dia perdemo-nos totalmente e deixámos até de ser aquilo que éramos inicialmente. É muito triste isto. Ninguém nunca haveria de se evaporar enquanto se limpa da merda dos outros. Só a merda precisa de desaparecer, só esta. Pode dizer-se NÃO, paulatinamente, com muitos tons e efeitos, acho-o redutor. Dizer NÃO sempre impede a vida de avançar seja para onde for. Para tantas vezes em que nos falta a voz, o NÃO parece substituí-la, assim aparenta ao ouvido do interlocutor. Ou, conquanto digamos o que nos apetece dizer, a estes, soa igual. E imediatamente surgem os brutamontes da razão, certos de que poderão dizer aquilo que lhes apraz dizer só para se certificarem que eles é que estão certos, e que é preciso rebaixar sem demora os que dizem qualquer coisa que seja do contra. A certeza na razão não contribui para redenções à priori, e, em casos particulares, até ajuda na diminuição da lucidez. 
Há sempre quem o faça, nas pequeninas voltas do dia ou de frente para um carreirinho de tanques. São estes quem nos lembram que, se a evolução iluminou o cérebro para algo desperdiçou o seu tempo aqui.

Enfim, todo este engonho é só para saber: quem é que realmente lê esta coisa que aqui renovo de tempos a tempos? 
É certo que já lancei esta questão antes, e que, sobretudo, a mantive presente constantemente quando ainda mantinha presença regular no Facebook, todavia, a minha farpa obsessiva-compulsiva não me deslarga os calcanhares da pergunta: Quem, é que lê este blog e se interessa?
Tenho somente 35 seguidores! O melhor é corrigir para não aparentar o pessimismo mais aberrante; Tenho 35 seguidores! Uau?

Não tenho peito só para brutos, gostava tanto de ouvir outras perguntas, opiniões, comentários...É tão simples. Basta fazerem de conta que isto é uma espécie de Facebook particular e postarem um comentário. Só isso. Serão capazes de fazer isso por mim?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que