Avançar para o conteúdo principal

A caminho de um qualquer futuro



Isto precisa de ser dito, e já! 
É uma coisa que já sangra há muito e continua em ferida aberta, pois ninguém quer dizer realmente que ali está, sangrando profusa e exposta a infecções letais, vulnerável e tão frágil quanto uma criatura recém desabrochada entre algum gume impiedoso. - O enorme problema de muita gente, dita esclarecida e intelectual, é o de comparecerem apenas nos espaços de outros que tomam como seus superiores, dos quais almejam algo, ou para os quais os afectos menos puros os aproximam.  Procuram relações proveitosas, sugam tudo, sem remorsos e sem planos definidos para os seus futuros. Só querem  'ser', ou  esperam ocupar, em algum futuro provável, aquele mesmo espaço invariável de quem são meros súcubos. - Novamente aqui presente o imperativo tribal em acção nociva.

Seus grandes tolos!
Ide ver apresentações e conferências dos "rascas", dos "ostracizados", dos "colocados no mesmo saco" porque não têm outro lugar onde caber, visto não lhes ser permitido. Ide ser aquilo que sois, iguais ao que estes são, e talvez, TALVEZ, venham a ser alguém, qualquer coisa semelhante a 'alguém'.
Talvez descubrais nesses alguma flor rara, ou algum tigre irado contra a iminente extinção pré-estabelecida onde, sem que vos apercebais sequer, estais também, e podeis extinguir-vos igualmente.
Há que insistir nas melodias que melhor nos definem, mesmo que essas músicas só nos tragam más memórias. Há arregimentar os grupos dos rejeitados, dos irados, dos frustrados, dos fabulosamente talentosos que ninguém quer saber. Não fragmentá-los, nunca dividi-los em 'os que querem ser' e os 'que podem ser'. É preciso fazer frente ao que está estabelecido e esquecer os egos à entrada, pois, nos dias de hoje, nenhum ego será considerado quando chegar a altura de ser eterno. Só aqueles que batalharam e pugnaram incessantemente por assim o serem.
Mesmo que o Einstein tenha dito que: "A definição de loucura é a repetição das mesmas acções na esperança de mudança"; loucura não é tudo aquilo que age contra a natureza. É tudo aquilo que desnaturaliza as formas de poder. Isto verbaliza e dá significância à mais rejeitada de todas as formas de vitória; a perseverança! 

A existência de cada um na insistência do que acham certo, só mostra que não existe nenhum destino natural para todos. Ninguém externo nos ditará a solução, o caminho, só nós, se conseguirmos afastarmos-nos desse vírus de tentarmos agradar aos que já estão dentro do sistema. O importante é atingir-se uma voz própria, uma novidade poderosa, ainda que nem seja aquela que todos glorifiquem nesse momento de tempo.
Andámos todos aqui a tentar e errar. A tentar e a errar, seus cabrões arrogantes! Não a sermos vendidos aos sicofânticos, não aos mercadores cegos, não. Nunca caias na tentação de ser igual para ser maior, igual aos maiores. Os maiores estão mais petrificados que tu, estão para sempre varridos do inusitado, da descoberta de novos caminhos e tu não. Tu não estás ainda. Se ainda ao menos, tiveres a coragem de não te venderes ao que queres desesperadamente. O mesmo que estes já possuem. Tenta à tua maneira, tenta ser original e eterno nas tua condições. É humano querer ser inovador. 
Ide lá ver essa gente gigante de determinação, essa gente imensa contra o vírus da fama, e depois digam-me coisas sobre as vossas decepções. Digam-me tudo, sem reservas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que