Avançar para o conteúdo principal

Brilho fosco das Mudanças - Parte 3


continuação...

Nas raras alturas em que abandonava o casarão e descia o íngreme outeiro na direcção da aldeia, fazia-o por mera e estrita necessidade, pois, mesmo apesar da doença canhestra e da avançada idade, nunca permitia que fossem outros a lhe aprovisionarem a casa. Insistia sempre em faze-lo por si só. – Justino Viriato, retrato vivo de "Wilde", era homem orgulhoso, mas isto já se sabe. A sua vida inteira fez exames de consciência e cuspiu saliva untuosa, talvez ligeiramente aguada de sangue, aos pressupostos aromáticos e hipócritas multicolores que lhe surgiam debalde. Dois pais mortos e ricos, cada um deles pendurados em cada peito, fariam isto a qualquer um.
Começava a andar às voltas no meio da gente, na feira, mantendo-se naquele dia sobretudo nas proximidades das vendedeiras de flores. As grandes e pesadas rosas vermelhas, flamejavam sanguíneas e louçãs na manhã húmida do quadragésimo terceiro aniversário da morte dos seus pais. Queria comprar as duas mais belas e elegantes que encontrasse. Precisava disso para apaziguar o grilhão da saudade que alastrava mais e mais no seu interior, como fungos negros a correrem lestos os baldios húmidos da sua implosão pessoal. Porém, nenhuma lhe agradava a esse ponto.
Uma mulher já madura, mas com o olhar puro de uma menina, aproximou-se de si com um deslumbre vivo de vermelho fogo colado ao peito palpitante. Trazia um vestido cinzento, simples e descomprometido de falsas modéstias. Ataviava-lhe a cintura um cordão carmesim, da cor das rosas que lhe incendiavam o busto cigano. Justino estremeceu, ante tal visão. Estarrecido, tornou-se imediatamente frio e calmo como uma manhã de Dezembro. Tirou-lhe o chapéu e fez-lhe uma vénia de respeito antigo. Tal beleza tão fogosa, assim o merecia. Depois, com extrema cortesia, disse-lhe como se ela lhe tivesse perguntado algo:
- Peço imensa desculpa menina, por lhe ter tocado tão bruscamente, é que o meu coração não está habituado ao toque de sineta que tal visão lhe fez soar.
A mulher não percebeu nada, ou então fez de conta que não percebeu. Sorriu-lhe por cima do ramalhete rubro, entregou-lhe duas rosas para a mão e acompanhou-as com um olhar quase tão fresco e brilhante.
No instante a seguir, uma figura quixotesca de cabelo desgrenhado e barba por aparar, com um sorriso de orelha a orelha e um leve salivar entredentes, saltava na sua frente, surgido detrás de um pote alto decorado com fetos e austrálias.
- Posso ajuda-lo com alguma coisa senhor Viriato? – Proferiu este homem, empurrando a filha à sua frente na direcção de Justino.
O velho viu ali a sua derradeira oportunidade de conseguir alcançar um final feliz.
- Preciso de alguém que cuide de mim. – Assentiu. – É livre a sua menina? – Continuou exclusivamente virado para a mulher. - "Toma todas as vantagens possíveis que conseguires - pensou a seguir - e que à tua consciência não repugnem as grosserias dos vendilhões" - interiorizou ainda. - O amor não é um desporto de cavalheiros meu caro senhor, - disse-lhe por fim - mas uma iluminação grosseira tão acesa quanto o Sol.
O atarracado florista quase que saltou da junta dos ossos em tamanha euforia.
- Está livre, está. É moça virgem e muito asseada. Asseguro-lhe senhor Viriato. E não está prometida a ninguém senhor Viriato, não senhor. Por enquanto quero eu dizer…pois, como bem vê senhor Viriato, uma rapariga assim, - desenhou os seus contornos com as mãos no ar - não pode ficar solteira por muito tempo! – Exclamou exausto.
- Não a estou a pedir em casamento meu caro senhor, - atalhou Justino – e não me atice a boa disposição com mourarias ambulantes, seu desalmado. Preciso de uma enfermeira a tempo inteiro, e pago bem por isso. A menina estaria interessada? - Dirigiu-lhe a questão.
Os seus olhos diziam-lhe que sim, todavia, foi a boca marejada do pai quem respondeu a toda a brida.
- Então não está! Leve-a hoje mesmo senhor Viriato. Descanse, que eu cá me arranjo com as rosas e o resto.
- Ficamos assim acordados então. – Ripostou Justino, indisposto àquele homem terrível. – A partir de amanhã, conto consigo lá em casa. Não se assuste, pois tenho os hábitos de um morto, e a tarefa de me cuidar será igualmente simples.
Nela viu-se logo um medo a fugir-lhe pelos olhos fora, até o pai lho travar com a mão.
Justino afastou-se rapidamente, não sem antes lançar um último olhar à mulher, que permanecia atónita e muda, no mesmo lugar, rodeada pelo pai e por uma pequena multidão que se juntara com rapidez na barraca do florista a saberem a que se devia todo o alvoroço.
Enquanto iniciava a morosa subida pela colina procurou um lugar onde pudesse descansar um pouco o coração enfraquecido, e disse para si mesmo com amargura. – Naturalmente que fiz bem! Claro! Naturalmente! – Recomeçou a caminhar. Parou de novo, junto à fonte que mediava o caminho, bebeu uns goles de água, e repetiu, - Naturalmente que sim! - Só parou em casa depois.
No dia seguinte, às seis e meia, no decorrer da sua rotina matinal, foi surpreendido por um vulto singelo e acanhado que saía da neblina matutina dos penedos junto ao portão da sua casa: Era ela. Germina Arosa, a sua enfermeira a contrato, e a única mulher que o veria urinar sentado, sem lhe fazer qualquer remoque de malícia ou gracejo.
A Justino Viriato o seu coração sempre o enganara, pois considerava-se particularmente, um homem oco de emoções, visto só ter conhecido o amor da sua mãe. Incauto nas partidas que aquele músculo maldito lhe pregava, assombrou-se na percepção daquela figura de mulher, por demais enevoado tanto na memória como no corpo, mas foi coisa momentânea, pois logo se inflamou no seu peito envelhecido a lembrança dos seus olhos. Assolapado e mal refeito por esta confusão sentimental interior, até deixou cair a laranja da manhã.

Cumprimentou-a galante, do poiso altaneiro da varanda, baixou-lhe a chave do portão amarrada a um cordelinho, sisudo no caminho todo da descida. Assim que ela entrou e se aproximou dele fez-lhe um ligeiro assomo de deferência com a cabeça, como as criadas de outros tempos faziam, isto sem proferir palavra que fosse. Justino sorriu pela primeira vez, em muitos, muitos anos. Dirigiu-se então ao pátio, e saiu para o terreiro ajardinado por trás da casa, no sentido da cagadeira exterior, espantando os pombos treinados e os bichos das frestas. Ela seguiu-o em todo o caminho a uma distância respeitosa. Viu-lhe logo as intenções madrugadoras e sem mais demoras, limpou-lhe do rabo uma aguadilha acastanhada com uma folha macia de papel e arrematou outra para lhe conter a última gotinha de mijo que lhe brotava daquela rodilha de rugas que em tempos já fora um mastro orgulhoso. Quando o ajudou a levantar-se do anel de madeira da sanita, ergueu-se com ele um maior tremelique de assombro que o desacostumou de cima abaixo da modorra pálida da sua existência costumeira.

Continua...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que