Avançar para o conteúdo principal

Ser jovem outra vez e esclarecido desta vez.




Não sei bem explicar porquê, mas, esta canção marcou-me imenso quando a ouvi pela primeira vez, ali pelos arrabaldes dos pré-púberes oitentas. Por essa época nem conhecia quase nada do Bowie. Ouvira até à exaustão o "Let's Dance" e o "China Girl", sem me fazer grande abalo ou alarido. Andava longe do 'glam' e à solta pelo gótico e pop alternativo. Só me apaixonei por ele quando conheci a minha namorada fanática pelo camaleão David, pelo herói David. A minha namorada que é agora a minha mulher e que me ensinou a gostar deste homem. Não é maravilhoso isto? Eu nunca a apanhei nesse exacto caminho, quer isto dizer, ela nunca se apaixonou assim, tão perdidamente, por nenhum dos músicos, bandas, artistas, que eu, na altura (e ainda) adorava e adoro. Nunca a levei a mal por isso. O coração quer o que o coração quer ouvir e amar.
"All the Young Dudes" não é um grande êxito do David Bowie, mas é um hino e tanto. De certa forma é quase algo religioso. Como quando se sente que se tem uma congregação de pessoas a escutar-nos, e toda a gente está a cantar o que cantámos, e, quando o cantámos, os lugares vibram com as pessoas em uníssono a participarem neste fenómeno inexplicável que é esta música.
Malogradamente, nunca o vi e/ou escutei ao vivo, mas, ao ouvir esta música, na solidão dos meus ouvidos tapados por "headphones vintage", no tempo em que ainda se ouviam músicas em cassetes piratas, gravadas por amigos - mix tapes - e em que aparelhos rudimentares chamados "walkman" - coisas pré-históricas, mas de marketing tão exacto, apetecível, tão bem explicado  - a gente andava e a música vinhas atrás, connosco. - Parecia só nossa. Aquela música era só nossa, mesmo que estivéssemos em qualquer lugar onde nem seria suposto haver rastro de música. Que maravilha! O David Bowie parecia assim cantar só para mim e esta música ficou-me para sempre. Que coisa tão inusitada, que um senhor japonês da Sony se lembrou de fazer. Talvez porque não quisesse ficar parado em casa a ouvir David Bowie, onde todos os vizinhos o pudessem ouvir e o quisesse só para ele. É este tipo de egoísmo ingénuo que por vezes fomenta as grandes invenções.
Adiante.
Até duvido de estar a escrever isto pois é raríssimo ouvir rádio, mas hoje ouvi esta música e veio tudo em catadupa do passado até esta pequena memória que aqui escrevo. A culpa é da minha mulher, do Nobutoshi Kihara (inventor do walkman) mas sobretudo do David, e da mania que tinha de ser um génio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que