Avançar para o conteúdo principal

Pensamentos avulsos VI



Deixar de ser normal de repente, sem fazer grande alarido disso.... Tem de ser assim sabem? É como uma inoculação de futuro sem considerações prévias sobre alergias potencialmente letais. Tem mesmo de ser assim.

É que, este mundo "tão verdadeiro" de agora, oh sim, este mundo que se diz tão autêntico quanto o outro, o que é realmente, está tão cheio de malucos de circo, de viciados em segundos perfeitos nos lugares perfeitos, de festivaleiros de circunstâncias proveitosas que tudo acaba por ser só abrupto, só vício de imediatez, só flor mal-cheirosa de curta gestação. A loucura nunca foi bem-vinda a este mundo, nunca. Vermo-nos cobertos, manietados quiçá, como se por cima dos ombros nos atirassem um rótulo gigantesco; louco! e já está, acabamos postos em fadiga descontente, para não dizer angústia.
Vai-se ao passado buscar as fotografias da aparente normalidade, retoca-se o acne e o sorriso de infinitas possibilidades e publica-se, disfarçando tudo, como se aquilo fosse um aspecto hierático da nossa personalidade, um episódio pungente desta marcha forçada rumo à manutenção da normalidade. Não. Não, porra, não! Tenho tantos dias capazes de gestos inesperados e até irremediáveis. Dias de brilho intenso. Por vezes tão intenso que me ofuscam e nem os vejo. Tenho outros piores também. Baços e grotescos. Dias de flores velhas, que já exalam aquele odor enjoativo de podridão. Dias próprios de serem deitados fora na véspera ou na antevéspera, e que me esqueço de os mudar na jarra. Tenho dias variados. A rotina não é proporcional ao tempo mas à disposição. 
Não há mais lugar a ponderações, ao balancear maravilhoso das hipóteses improváveis, ao lirismo romântico da filosofia indefinida, que nos conduz sempre a mais e mais questões. A mais e mais adiante...pois, adiante. Dizem-me aqui do lado que me devo calar, de vez.
Acontece, agora, já...e, já está. Nunca quis ser nada que fosse rotulado tão rápido, de qualquer forma. Só então é que evasivamente me reparo: "Não sei como foi isto." - No entanto, ao cabo de longos minutos resto-me sempre na vã espera pelo inexplicável: "Isto poderia acontecer-me, mas, nunca me acontece."
Tenho dias que me encontro de pé, descalço. diante do espelho do guarda-fatos. Ponho o rosto muito perto do espelho e examino-o. Aparece uma expressão dura e impiedosa, que nunca me apercebi que ali estivesse, mesmo que nunca tivesse desaparecido, já desde o tempo do álbum de fotografias. Com dois dedos de cada mão repuxo os cantos da boca, os cantos dos olhos, como que a tentar desfazer-me da normalidade, que a mim se me afigura mais hipotética que real. E a morte iminente ao virar da esquina?  Se não tiver estômago para isto, havia de ter ficado a escrever poesia no quarto das traseiras, onde o meu pai guardava a máquina de costura, os livros mofados, as antiguidades que niinguém quis e os instrumentos que ganham vida à força de pilhas. Enfim.. ninguém nunca me instruiu nada sobre falar fora de vez, acordei um dia e só pensei que assim faria muito mais sentido.
Não sei se já vos disse, que deixei de ser normal no dia 2? Disse?
A sério?
Então o que fazeis ainda aqui?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '