Avançar para o conteúdo principal

A Noite em que Gershwin me deu um filho - Parte 3


...continuação

Passaram-se alguns meses depois disso. Aproveitamos a noite para nos municiarmos junto à Grana Padano, a pizzaria do Leandro Antonino, um benemérito dos desabrigados e também um homem de grandes paixões.
- Bendito Leandro que nos deixa sempre qualquer coisa para a refeição da noite. – Diz ela.
- O que foi que encontraste?
- Uns restos bons de lasanha. Tão bons como se tivessem sido cozinhados para nós.
- Lasanha, que elegância! Isso casaria tão bem com um Chardonnay, de madeira discreta, se o encontrássemos claro. Um Malvasia, um Vermentino ou até um Garganega, cumpririam aqui bem o seu papel. - Tinha lido isto tudo num manual que encontrei na semana passada neste mesmo lixo, o do Leandro. Ela entretinha-se a limpar cascas de cebola e restos queimados de pimento do contentor da lasanha. Prossegui. - Ali num corpo médio, só para eliminar a gordura untuosa dos queijos e a cremosidade das natas, entendes? - Dei tudo o que podia mas ela nem me notou a ser fingidor. - Sonhar não nos embriaga mas satisfaz à mesma, - insisti - tão bom que seria!
- Ricalhaço! - Exclamou finalmente. - Mas que falas tão finas. E se eu me besuntar toda de lasanha, aqui, por aqui abaixo, um bocado a escorrer por aqui...hã.. olha este pedaço aqui a escorrer-me pelo peito, tão quentinho, todo para ti. Hum, então? Ainda te vais por a pensar nos vinhos esquisitos?
- Caralho Cecília! 
- O que foi?
- Não amues, vá. Conta-me.
- O que nos define como homens nunca é a vontade de sermos homens, mas as acções que tomamos, é mais isso suponho, desejar ainda poder beber um bom vinho, não me faz ser melhor homem, muito embora, quando o fazia, não me imaginava melhor do sou agora. Serei melhor ou pior do que era antes de ser o que sou agora?
- Está muito enganado “senhor” Monteiro, tu és verdadeiramente um grande homem. Tens o piço de um homem que sabe o caminho. Se sabes mais ou menos sobre vinhos, isso pouco me interessa.
- Tola, pensas mesmo isso?
- Sim.
- O que tens aí na mão?
- Não é de comer meu fodilhão, só eu é que sou.
- Pára com isso. O que estás a esconder-me? Mostra lá. O que é?
- Sei lá eu. As coisas que o Leandro descarta como lixo não lembram a estes tempos difíceis. Parece um filme, mas numa caixinha tão estranha. Uma curta talvez, a avaliar pelo  enrolado pequeno da fita. Não seria engraçado se fosse um dos meus filmes picantes?
- Cecília! Não brinques com coisas sérias.
- Então? Nem deve de ser. Não pode. O Leandro tem outros gostos mais peludos, musculados. Tu sabes. – Riu-se à gargalhada, emulando com o braço o que me pareceu o movimento da tromba de um elefante.
- Porra mulher...
- Ai, que coisa. Não se pode brincar agora? É uma espécie de fita que já nem se usa, do teu tempo portanto. Toma lá seu chato, é o raio de uma cassete somente. De que me serve isto? – Nesse instante, Cecília começou a sentir algo no estômago. De início não lhe parecia nada, mas depois deixou-a vergada. – Podíamo-nos concentrar antes no jantar. Estou esfaimada meu pintainho, e se esquecêssemos os filmes e atacássemos a lasanha?
- Um filme dizes tu?
- Película meu querido, magnética dizem, mas a mim não me atrai de todo, engambelada em camadas como se fosse lasanha. Já se me cresce a água na boca. Comemos aqui ou embrulhamos para levar? – Riu-se novamente.
- Essa agora!
- Quer me parecer, que hoje temos jantar, cinema e pinanço, fofinho. Só nos faltava encontrar um desses benditos vinhos estrangeiros para te por mais a modos.
Orgulho, repetia-lhe por diversas vezes. Nunca percas o orgulho Cecília. É tudo o que nos basta para nos mantermos sãos.
- Deixa cá ver então. Que ridículo. – Apeteceu-me dar uma gargalhada também. – Isto é uma cassete daquelas antigas. Um cartucho, melhor dizendo. Pode até nem ter imagem alguma. Aliás, tenho quase a certeza que não tem. Isto é um cartucho de oito pistas. Música Cecília, música perfeita.
- Oh! E então, hoje fodemos antes ou depois do filme?
- Cala-te lá com isso. Que inferno. Olha, vês? Está aqui escrito nesta etiqueta quase apagada: Ger... Gershwin! – Que achado. O Leandro deitou isto fora? É muito mais que simples música: “Porgy and Bess”, Meu Deus! Ias adorar ouvir isto. Esta peça é mágica.
- Música dás-me tu. Esqueces-te que tive uma vida antes de estar contigo? Julgas-me estúpida?
- Não. Não me esqueci disso.
- Então?
- Então o quê?
- Então vai à merda, pronto.
- Somos transparentes agora Cecília, invisíveis ao mundo, é como diz o Tito, e isso é a parte que nos toca na ordem natural das coisas. Adianta contrariar o presente com imagens do passado?
- Tu até podes ser, eu gosto de foder para esquecer e sinto-me viva por isso. Neste caso poderás contar em foderes o senhor Gershwin o mágico, esta noite, porque daqui já não levas nada.
- Não, chiça mulher... Mas que coisa, nem estou a falar disso sequer. Que raio!
Quando ela amuava ficava como um feto mirrado, encostada a um canto imaginário que divisava por mero instinto. Quando se soltava, era uma fera sem jugo. Nada havia que pudesse fazer, e isso excitava-me, sempre.
- Bem, acalma-te sim? Primeiro comemos o que houver, depois tratamos do que houver para tratar. O que eu não dava por um bom copo de vinho.
- Isto afecta-te mesmo a sério não te afecta meu garanhão?
- Põe uma rolha nisso, sim? Deixa-o ganhar depósito, assentar convenientemente.
- Senhor doutor da mula ruça! Já não há muito que assentar entre nós. O padreco anda de olho em mim outra vez. Desconfia de tudo o raça do homem, e suspeito que é aquela puta da Graciete quem lhe enche os ouvidos de mentiras. Olha-me com olhos de bala, cada vislumbre que me envia é um tiro directo. Ainda este Domingo passado falou na Jezebel e sobre a arrependida Madalena na recitação da homilia. Ele nem sonha que eu estou sempre lá atrás a ouvir tudo, o grande sacana. Achas que é pura coincidência?
- Tu costumas ir à missa?
- Claro. Todos os Domingos e no dia da morte da minha mãe, e também no dia da Santa Cecília, que é a padroeira dos artistas, caso não saibas.
- Não, não fazia ideia. Fui agente de seguros antes de...bem, antes de te conhecer, e não creio que os seguradores tenham santos de estimação. Andamos lado a lado com os banqueiros, os políticos e os vendedores de casas. Todos juntos fingimos a responsabilidade de sermos os novos santos padroeiros dos tempos de agora.
- Toda a gente tem um santo meu inventor esgalgado, até os sem-abrigo rezam de vez em quando, nem mais nem menos que os outros, mas também o fazem. Agora, o que te peço, é que não me achaques mais a cabecinha com essa história absurda da filharada. Peço-te por tudo! As pessoas como nós não podem ter filhos, não devem. Deus não quer ver neste mundo mais filhos de bêbados, putas e vagabundos. Já os há quanto baste.
- Não sou nenhum vagabun...
Interrompeu-me rápida com um dedo espetado na frente dos olhos.
- Pronto, pronto. Não queres falar disso, não falamos. Mas garanto-te que um filho nosso redimir-nos-ia de tudo.
Os olhos dela negavam essa evidência. Não conteve um gesto agitado, bruto. Expôs o peito duro, aproximou-se e empurrou-me, desajeitadamente deixando cair a lasanha no processo.
- De tudo o quê? Vês o que fizeste? Achas que preciso da ajuda de alguém? Parvalhão! Sempre a falar-me de orgulho, de orgulho. Onde está o teu orgulho então? Apanha isso e vamos embora para cima.
- Não vejo nenhum mal nisso. Podíamos ter um filho e criá-lo longe de tudo isto. Podíamos pois. Eu já me curei das minhas aflições, e tu...tu... Ah, merda! Posso ao menos levar o cartucho do Gershwin comigo?

Ela encolheu os ombros apenas.

...continua

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '