Avançar para o conteúdo principal

Regras do trânsito sentimental


Como hei-de explicar que não se entra, assim, pelo Amor fora?
Que é um processo de explosões, 

misto de engodo, insensatez, beijos oblíquos e cheiros bons.
por vezes anda-se a manifestos estoiros com a cabeça rebatida no mundo-plano
e as estradas são todas estrangeiras

quem se achega, vem a evitar a flora mirrada da desistência do próprio peito

e seus olhos já viram montado de sobra 
e heróis fatigados, agarrados como podem ao vento.
Entre os mais-ou-menos imperfeitos
procuram-se superpoderes para dar a volta a isto.

(serpenteando por árvores despidas da cintura para baixo, 
que deixam marcas tão fortes 
que bem se pode estar uma década sem conseguir fazê-lo de novo).

É então que se lançam as sebes ao alto

e a protecção dos muros é como um livro interrompido
ou dói ou tem pressa de ir embora de vez.
De concreto fica só o muro
a buganvília e o jasmim cheiroso perdem logo a altivez.

Mesmo assim, sentimo-nos num caminho a sério 
à razão de trinta quilómetros por segundo.
Há uma certa ordem a alinhar o desgovernado amoroso,
prepara-nos para o salto das fronteiras. 

Os casebres da solidão já não assustam 
e pelos terraços de mau-tempo
os rafeiros apresentam-se bem presos. 
aproximamo-nos da emoção aparada 
com a curiosidade de um pardal; 
arrancamos uma folhita desprevenida, só para cheirar, 
e seguimos por aquele estradão de levadas inconstantes.
Quando o casario afunila e se inclina para nos ver melhor, 

sente-se um certo desconforto ao nível do sobressalto
mas os azuis, os vermelhos e os amarelos que bordejam os brancos, 
distraem e impedem que se veja o tapete de alcatrão por onde já caminhamos. 
E depois, há sempre o sorriso tranquilizante que traz as regras de trânsito, 
ignorando nós que aqueles abraços que tricotam alegria, 
também se remexem das mesmas poções que nos borbulha cá dentro.

Quando se dá por ela, já estamos na rotunda; bem no meio do Amor.
Aí só nos resta levantar a cabeça e circular pela direita, 

resmungando uns monossílabos desconexos aos outros, 
que por lá andam, também aos encontrões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que