Avançar para o conteúdo principal

É tão correcto isto.


Esta coisa do "politicamente incorrecto" é uma chatice do caraças. Um estorvo tremendo.
Gostava de ter o direito de dizer: "não gosto" acerca de mais gente. De me poder chegar à frente e gritar: é estúpida esta pessoa, é ignorante, está doida esta pessoa. Pronto. Sentir-me capaz dos pés à cabeça em vez de uma amostra de cagufe, cheio de pruridos.
Fosse essa pessoa parte de que espécie de gente for, de que grupo ou de que tribo. Seja essa pessoa uma multidão ou uma minoria. Sejam estas pessoas médicos alarves, ciganos preguiçosos, venezuelanos prepotentes, gays, escritores de sucesso, políticos locais, pessoas que escondem mortos dos incêndios, amigos de chacha, optimistas ferrenhos ou mesmo pessoas que dormem amarradinhas aos seus cães. Gostava de dizer isto mais vezes e com toda a segurança. Apontar dedos e passar o ónus da vergonha para o outro lado.
Quer dizer, o direito tenho-o todo e o poder de o exercer voluntariamente sem receios também, a chatice concerne-se com essa coisa do "politicamente incorrecto". 
Se há expressão mais inquietante, e desconfortável perante os silêncios entre conversas, é essa. Traz um medo agarrada, e põe todos em biquinhos de pés. Quando se devia (e podia) pensar, construir, organizar e expressar livremente qualquer ideia e opinião que se deseje, entra-se em modo táctil,  armamo-nos em diplomatas espontâneos, ponderando os ângulos, a possibilidade de que aquilo que nos apetecerá dizer irá acabar por ofender um grupo inteiro de gente. Grande ou pequeno, não interessa. Há sempre algum de todos por todo o lado, mesmo naqueles mais improváveis. Não o fazemos, claro, porque somos todos tão sociais que nos acagufámos face à ofensa possível pelo medo da exclusão entre partes. Partes essas que, muitas vezes, nem conhecemos, não nos interessámos.
O passo seguinte, ao modo táctil, é o do desconchavo, num instante tornámo-nos bestas irracionais, e logo aí perdemos todo o direito ao correcto. É desse medo atónito que rói as pessoas, que nasce a minha pega com o "politicamente incorrecto".
Fazer parte de uma minoria não é nenhuma carta branca para falhas de carácter ou de personalidade. Todas as minorias contêm idiotas como no resto da humanidade, lá por se fazer parte de uma, não significa que se possua algum salvo conduto moral.
Como assim se determinou assim ficou. Lembra-me o Yul Brynner, dos "Dez Mandamentos", feito Ramsés a ditar desde as tábuas dos seus ancestrais as regras para o Egipto e para o resto do mundo: "So it is written so it shall be done." - Isto é a apologia perfeita ao "politicamente incorrecto". Tem de ser assim, e ai de quem diga o contrário.
Eu, por exemplo, sofro de preconceitos por ser branco, feio, média estatura, peso acima da média e sobretudo por ser ranhoso e escrever estas coisas. Mas, nem por isso faço algum cavalo de batalha desta posição minoritária, para conseguir avanços ou aproveitamentos.
Há muito gente chata, desonesta e incompetente dentro das minorias, claro que há, pois são pessoas também e entre todas as pessoas existe sempre quem sofra disso. Pessoalmente, dou-me ao direito de apontar o dedo a quem se quer resguardar debaixo desse escudo, sendo igual ou pior que aqueles que os criticam.
Como dizia Bukowski: "O Problema do mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto que, as estúpidas, estão cheias de confiança."
A haver verdadeira liberdade nem tampouco se consideraria comum a existência de minorias. Se existem, é porque, andamos tão cegos uns contra os outros, ou porque a verdadeira liberdade será uma utopia, ou porque simplesmente, ainda lá não chegamos, ao ponto da igualdade total.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '