Avançar para o conteúdo principal

A Nuvem




Apareceu-me na rua, anteontem, debaixo de um castanheiro, um senhor baixinho todo anacrónico, com um bigode orgulhoso que era o seu factor humano, e vinha este acompanhado por uma menina grande de pele morena e doce, com um sotaque às curvas como o Amazonas. Eu caminhava na direcção oposta e o homem pareceu reconhecer-me em inversão de marcha, detendo-me à sombra. - É mesmo você? - Perguntou-me. - Sim, sou mesmo eu. - Respondi-lhe cheio de certezas pessoais, mas algo fragilizado pela imponência ostensiva do seu bigode.
Havia também um coque perigoso - na rapariga - muito bem enrolado e muito bem preso que era mais bonito que a sua cabeça inteira, e tinha também um par de olhos grandes, e eu gosto de olhos redondos, como os vocábulos. Fiquei a ouvi-los, pois havia sombra presa por cima e boa vontade ao nível do chão. A primeira coisa que me disse - o homem - foi sobre a palavra nuvem, que era a sua favorita, dentre todas as nossas palavras, ditas ou escritas, e que me agradecia muito por a ter usado as vezes necessárias nas minhas histórias. Obrigado pela gentileza - disse-me o homem. - Vi logo quem era.
Ah, digo-vos, aquilo tudo pareceu-me um pouco como ir ao teatro. Eu ali por cima das lajes soltas com um chapéu de castanheiro e o homem e a menina - sobretudo o homem - a falarem-me, sem ponto fixo, como se tivessem tudo muito bem ensaiado. Soou-me  demasiado bem feito para ser verdade. Contou-me ademais - ainda o homem - que quando lia a palavra, (nuvem) algo dentro dele se revolucionava, que se deitava de lado e batia com os dedinhos dos pés no silêncio da cama, e depois comia qualquer coisa para se recompôr. A rapariga, de olhos distintíssimos, apertou-lhe o braço com dois dedos afiados nas pontas nesse instante, e ele saltou aturdido para o lado de fora da sombra. Foi como se assistisse, vindo directamente da memória, ao corte de uma daquelas garrafas de plástico mole de vinagre, sabem? Aquelas que tinham um gargalo que se cortava à tesoura. Apertava-se a garrafa, e esta espichava, o que não era muito prático para os desatentos. Ficou para ali - o homem - ao sol, a deitar por fora umas coisas ditas em língua estrangeira e a olhar para o céu enquanto gesticulava imenso. A rapariga seguiu-o, empurrada pela vergonha e continuaram o caminho, exactamente como se se dirigissem à cena seguinte. Adorei o drama intenso deste bocadinho, ainda que tenha logo entendido que aquilo não era nada comigo. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '