Avançar para o conteúdo principal

A Nuvem




Apareceu-me na rua, anteontem, debaixo de um castanheiro, um senhor baixinho todo anacrónico, com um bigode orgulhoso que era o seu factor humano, e vinha este acompanhado por uma menina grande de pele morena e doce, com um sotaque às curvas como o Amazonas. Eu caminhava na direcção oposta e o homem pareceu reconhecer-me em inversão de marcha, detendo-me à sombra. - É mesmo você? - Perguntou-me. - Sim, sou mesmo eu. - Respondi-lhe cheio de certezas pessoais, mas algo fragilizado pela imponência ostensiva do seu bigode.
Havia também um coque perigoso - na rapariga - muito bem enrolado e muito bem preso que era mais bonito que a sua cabeça inteira, e tinha também um par de olhos grandes, e eu gosto de olhos redondos, como os vocábulos. Fiquei a ouvi-los, pois havia sombra presa por cima e boa vontade ao nível do chão. A primeira coisa que me disse - o homem - foi sobre a palavra nuvem, que era a sua favorita, dentre todas as nossas palavras, ditas ou escritas, e que me agradecia muito por a ter usado as vezes necessárias nas minhas histórias. Obrigado pela gentileza - disse-me o homem. - Vi logo quem era.
Ah, digo-vos, aquilo tudo pareceu-me um pouco como ir ao teatro. Eu ali por cima das lajes soltas com um chapéu de castanheiro e o homem e a menina - sobretudo o homem - a falarem-me, sem ponto fixo, como se tivessem tudo muito bem ensaiado. Soou-me  demasiado bem feito para ser verdade. Contou-me ademais - ainda o homem - que quando lia a palavra, (nuvem) algo dentro dele se revolucionava, que se deitava de lado e batia com os dedinhos dos pés no silêncio da cama, e depois comia qualquer coisa para se recompôr. A rapariga, de olhos distintíssimos, apertou-lhe o braço com dois dedos afiados nas pontas nesse instante, e ele saltou aturdido para o lado de fora da sombra. Foi como se assistisse, vindo directamente da memória, ao corte de uma daquelas garrafas de plástico mole de vinagre, sabem? Aquelas que tinham um gargalo que se cortava à tesoura. Apertava-se a garrafa, e esta espichava, o que não era muito prático para os desatentos. Ficou para ali - o homem - ao sol, a deitar por fora umas coisas ditas em língua estrangeira e a olhar para o céu enquanto gesticulava imenso. A rapariga seguiu-o, empurrada pela vergonha e continuaram o caminho, exactamente como se se dirigissem à cena seguinte. Adorei o drama intenso deste bocadinho, ainda que tenha logo entendido que aquilo não era nada comigo. 


Mensagens populares deste blogue

Jorge Machado

Ninguém nunca sabe ao que vem, viver é um ensaio. Dão-nos o que fazer e coisas para que acreditemos e depois ficamos à solta. Dão-nos o nós e a vida de barro, mas há quem faça o que bem entende gostar de fazer. E até há quem o faça muito bem. Ninguém nos explica direito, em pequenos, que as coisas mudam e partem e ausentam-se, e que antes de aqui chegarmos, já o seríamos, mas que tudo se cria e que tudo se nos pode escapar. Carecemos de um olho arguto e atento para captar o que mais conta, até à eternidade. Eu, por boa sorte, tenho um amigo, que por sorte também é o meu melhor amigo, que entende muito bem que há tempos de equívocos, de medo e de combate. Que o mundo, de tão duro e belo até ao fim é mais colectivo se for partilhado em imagens, que nos deixem estarrecidos. O Jó sabe disso de querermos ser felizes, nisso somos mais que irmãos.  E desde catraios entendi nele, o seu lugar exacto. O seu carácter metódico, rigoroso é a pedra de toque da sua vida e da sua paixão, a fotografia. …

Dia sim, dia não, uma beleza antiga.

Peido, logo existo!

Hoje, o Homem exalta-se a si mesmo constantemente.

Confesso que nunca me pensei como um moralista de bastidor, daqueles provedores de sofá que despejam dislates em frente ao televisor, e depois, insatisfeitos, rumam às redes sociais a mostrar ao mundo como a cabeça lhes chegou aos dedos. Ontem apercebi-me que sou. É uma idiossincrasia quetalvez me tenha chegado com a idade. Certas noções de certo e errado começam finalmente a assentar cá dentro.  Todos sabemos sobre o terrível incêndio, sobre as vítimas, a indefinição de culpabilidade, os deslizes da, por vezes, muito pobre comunicação social que os acompanhou. Todos já sabemos tudo sobre isto, demasiado quiçá. Por altura destes tempos imediatos, nem o mero escapar de um gás de algum mosquito se livra do escrutínio continuado e multi-interpretado. É assim que são as coisas agora. Muito úteis a espaços, em momentos e situações que de outro modo passariam despercebidas da maioria, como revoluções, catástrofes, violações dos direitos hu…