Avançar para o conteúdo principal

O alerta ao suicídio acaba nulo


Emile Durkhein, o grande e iminente sociólogo, psicólogo e filósofo, autor d'"O Suicídio", tão commumente alardeado como o "pai da ciência social moderna"; escreveu em tempos que: "só há suicídio se o acto de que a morte resulta tiver sido realizado pela vítima tendo em vista esse resultado." - Tanta descarada redundância bacoca afligiu-me por demais então, insípidos anos noventa, sendo eu um jovem incredulamente liberto de uma pacatez quase aldeã, justamente acabado de sair fresquinho da sua pequena terra insossa para outra, muito mais fervilhante de atrações intelectuais, sexuais e em geral desiguais da sua origem, onde tanta nova gente tão efervescente em comparação com a sua própria palidez gratuita de nascença, o despertavam. 
Quanto mais não seja pelo facto de que tal insensatez tão disparatada ter sido proferida por alguém de tão grande monta cientifica ainda o fazer agora. Suponho que a desfaçatez dita ou escrita, nunca carrega em si qualquer prazo de validade.
Pois creio veementemente ser contra-natura afirmar tais despropósitos, mas, como não sou nenhum Durkhein que conte com algum nome ilustre, ficar-me-ei por aqui, no que a tal diga respeito.
Contudo, por trivial obrigação, fincou-se-me no crânio esta absurda redundância imbecil, pela mera obrigação de a ter lido e malogradamente encornado, por força de tentar ser um bom e regrado aluno, da cadeira do curso que ma exigia, devorando desse modo este "tomo" feito programa de disciplina, levado ao prelo, na sua 4ª edição pela Editorial Presença, corria o ano de 1987.
Todavia, nem tudo se enterra no antanho em que foi idealizado e posteriormente escrito. - Durkhein disse também que: "quando há guerras e revoluções, a depressão diminuí nas mesas gigantes de gente pequena, assim como também o próprio ímpeto do suicidío". - Isto já me fervilhou um ou dois espasmos mentais. - Que coisa tão boa de ser escrita.
Ora bem, a sermos justos com a nobre grandeza dos idos autores bem pensantes, será igualmente razoável não os julgarmos apenas pelas falhas ocasionais de brutalidade inglória. Há que separar ajuizadamente o convindo "trigo" do desgraçado "joio".
"Tudo reverte à revolta" - Disse ele. E realmente, existe qualquer coisa de poética beleza neste pequeno trecho ensaísta. - " As pessoas rebelam-se nestes momentos fundamentais da história. Só quando não o fazem, é que se suicidam."
E devo confessar-vos justamente agora, que, com mais de vinte anos em cima de empinanço em cima, se tornou impossível para mim, manter algum tipo de postura pseudo-intelectual pomposa. - Sim, a enorme proeza do seu texto só mesmo agora me atingiu em definitivo. A nulidade humana face à sua própria inadequação, não quer ser fraca, mas é. Todos nos sujeitamos, de tempos a tempos, vez por outra, a perdermos a capacidade da veemência revoltosa.
Imaginamo-nos sempre fortes e poderosos (são as raízes genéticas e ancestrais pré-históricas que a isso nos impelem) . Revoltados ou revoltosos desde a nascença. Gritarias e fúrias incessantes. Suicídio!
Quando na realidade se torna impossível sermos humanos de alguma forma mais ou menos graciosa. Alguns são como carneiros bem comportados. Carecem dessa mesma agressividade hereditária, porque a suprimiram nalguma lugar obscuro da fronteira que todos nos divide.
Mas o Durkhein não escreveu nenhum disparate, acreditem. - Se lhe acreditarmos somos cépticos malditos. Se duvidarmos, meros tolos.
Suicídio? Quem poderá saber se não seremos meros estorvos para quem nos quer por tudo. Puros, tão puros transeuntes de um caminho nem haveríamos de ter percorrido.
Suicídio? Porque não. Nem todos 
Por cada novo ciclo Humano, fechado em si mesmo, nenhum se acharia em si mesmo, ou quanto muito em sua substituição. Queremos ser Sois e laivos de luz, é a outra parte de nós que persiste por inerência à vontade de persistir, ainda assim, na maior parte, somos dias inenarráveis, e, rais' me parta, o "suicídio" sabe tanto a solução que parece que andámos há anos a salvar Deus de si próprio.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '