Avançar para o conteúdo principal

Música para Falhados Sentimentais





... e nem me digam que chorar sal de Calimério ao ver um filme com o Hugh Grant e a Drew Barrymore, a cantarem isto, é coisa digna de algum "panilas" destroçado, ou de uma qualquer mulher violentamente descartada de alguma relação em que acreditava a pés juntos. 
Não! Não é de todo. - Aliás, tomem lá cuidado com os estereótipos, porque ninguém sabe futuramente onde e por quem se poderá desfazer por completo, num instante fortuito do seu tempo "feliz" de vida. 
Porque emocionalmente estamos todos atirados à mesma incerteza, ao inevitável desígnio de nos despirmos involuntariamente perante o que o resto da vida nos reserva. Somos desleixados por natureza nas razões lógicas face às emoções, que realmente nos controlam, e depois é isto; acabamos numa quarta-feira de manhã a chorar baba e ranho, perante um filme fundamentalmente medíocre, mas cheio de uma qualquer sonoridade misteriosa que nos coloca nesta posição de vulnerabilidade.
Muitas vezes, como esta, nem é sequer a incerteza sentimental do "amor" que nos arromba os sentidos. Em grande parte dos casos, como este, acaba por ser a predisposição ao acaso inexorável da vida, que se perdeu em inutilidades ou em más decisões, que nos entrega, de bandeja, a este estado inglório de falha crítica. 
Em efeito, ao longo deste percurso, tornámos-nos gritos sem voz. GRITOS SEM VOZ! Gritámos e gritámos, interiormente apenas, e ninguém exterior nos escuta. 
Sentimos que falhamos em algo e auto-destruímo-nos na busca dessa explicação tão óbvia. 
Por vezes, ver e ouvir filmes assim poderia ser um apelo aos mais atentos. Mas, e se ninguém estiver atento? - Continua o processo de auto-destruição, seja pelo álcool, pela inação absoluta, por comer demasiado, por fumar até além do próprio vício. Pela auto-deturpação da saúde covarde. Faltando-nos a coragem para o suicídio limpo e eficaz, resta-nos a morte lenta da auto-destruição.
Torna-se num percurso anunciado, anunciado mas jamais concretizado. Querer a morte e não morrer de todo, incrementa-nos a sensação de frustração.
Lembra-me um outro filme superior; "Leaving Las Vegas" - "I'll tell you, right now... I'm in love with you. But, be that as it may, i am not here to force my twisted soul into your life. "
Pois não. Apaixonaram-se entre o caminho determinado à morte. Nada disto significa mais ou menos amor, apenas a difusão deste na relação que os une até ao fim desse caminho. 
No fim de contas, procurando-o ou tendo-o já encontrado, o Amor nunca nos define realmente, apenas o que dele fazemos se torna na nossa vida final.
Se nos deparamos com alguém cujas frustrações forem tão determinadas no seu percurso de vida, e se nos apaixonarmos por essa criatura, o melhor mesmo será aceito-la e amá-la até ao seu fim, como a Elisabeth Shue fez com o Nicholas Cage. Como a Drew faz com o Hugh.
Falhar também pode ser uma opção num mundo emocionalmente imperfeito. E quem disser o contrário vai ter de se haver com uma realidade que afirma e afirma-nos constantemente a disparidade inaudita da perfeição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que