Avançar para o conteúdo principal

O meu pai em tempos quis chamar-me Reinaldo, mas depois, veio-se a ver, tinha bom gosto.


Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo... Moço tão bonito e brilhante que ascendeu da lama, qual lesma improvável, redobrado esforço intentaste e assim esforçaste muito trabalho de pés, cabeça e peito cheios de gana de ser o melhor. Claro que também muito labor aconteceu fora de cena, foste conduzido a iluminar meio mundo agarrado a um campo só teu, cheio de relva e suor, como uma veia empolada, que saltita excitada, a aguardar a próxima dose.  
Sim, és lindo e possante como um cavalo lusitano bem treinado, mas, quando é que deixas de ser o eterno protagonista e passas a ser o nosso silencioso herói?
Ou será que neste jardim não podem haver tais heróis?
Começo a acredita-lo.
Por um lado é extraordinário o que por vezes fazes. Ainda hoje o fizeste de calcanhar e de cabeça também. Caramba, que inspiração do caralho! - Por outro, consegues alienar tantas vezes os restantes patriotas, como os melhores arrombadores de espírito o sabem fazer, e depois é o comportamento tão boçal, Jesus, a costumeira "overdose" de ego inflado, o cabelo excruciantemente bem aparado e determinado nas bolas aéreas, e o teu ensaiado riso suspenso de intenções, implantado em titânio nas nossas possíveis esperanças de glória. - Porra miúdo, deixa de ir ao salão de bronzeamento durante os torneios da Selecção! Eu sei que és sempre o que fica até mais tarde a treinar, é isso que te eleva nos nossos corações...só que...
Ronaldo, Ronaldo, fazes sempre tudo tão incrível que nada menos que isso nos chega, mas acaba por não haver pica alguma meu rapaz!  O absurdo do teu brilhantismo parece só reservado à fonte avassaladora de antigas pesetas. Queremos portugueses heróis como nos tempos em que fomos os maiores. Traidor? - Não, não. Isso seria exagerado. - Ficamos em terceiro e marcaste em quatro fases finais de Europeus, mas ninguém te informou o que os espanhóis são, e que sempre foram os nossos inimigos figadais? - Quem diz espanhóis diz croatas. - Chiça! Só sorrisos misteriosos nos momentos mais impróprios. Tudo bem. - Há que haver gente para tudo e para todos. É certo que já mal suporto ouvir o teu nome, ou quiçá olhar para a tua cara nos jogos, nos anúncios então, prefiro nem mencionar aqui o constante reflexo de vómito. 
Porra miúdo, queremos é ganhar! Tu não queres ser o português que fez assim e assim, e por aí fora? - Contentas-te com a imagem e os restantes que nem gostam de futebol tem de aceitar-te como és? - Foda-se! - Perdoa-me o francês de marinheiro, mas a selecção é a minha única equipa, logo, sinto-me no pleno direito de dizer tudo o que me perturba.
Pois, até marcas-te dois golos (fantásticos) contra a Hungria, hoje mesmo, contudo rapaz capitão, se é que queres saber, sinto-me como o futuro pai que fez tudo o que devia mas não chegou sequer a ejacular no local devido.
Ah, queres que seja mais coloquial? - Sim, eu posso. isto é um blog pessoal, não é o "observador" onde deixam qualquer um escrever: Como adepto da Selecção estou decepcionado...pior, estou fodido mesmo!
Descansa rapaz! Este não é mais nenhum desses textos ambíguos que parecem arrasar-te e depois, vai-se a ver, é só elogios e abraços à distância. Não, sossega lá, não me atires o "blog" à água num gesto de impulso adolescente, sim? 
Sabes Ronaldo, sempre fui um tipo medíocre e invejoso, mesmo. Um mau indivíduo em todos os aspectos relevantes da humanidade exclusivamente lusa. 
O que queria mesmo era pensar pouco e chutar como um deus. Teria tudo perdoado e no fim até, me abraçariam como se lhes tivesse salvado o filho da perdição da toxicodependência. 
Adoro-te quase como se até fosses português. Por isso, vê lá se começas a ser o capitão que precisámos e põe essa Selecção a ganhar, sim!
Ah, só mais uma coisa; Vai-te foder sim?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que