Avançar para o conteúdo principal

Torturas de Desassossego.


As pessoas passam rápidas lá em baixo, porque eu canto mais alto do que o costume.
Quão estranha consegue ser esta fuga contra o absurdo.
Gatos felizes, cortinas corridas e uma barba a crescer sem freio.
Mal ponho um pé na rua, a minha vida é esta, uma jaula hermética,
concentrada no medo dos que fogem da minha voz,
e do terror de entenderem o meu deslumbrante meio.
Lutar...lutar...lutar...
a favor de tudo contrário ao que me querem mudar,
nesta democracia mentida de nos mostrarmos mais e mais...
É que, ainda não encontrei em mim nenhum dia pressuposto a ser mais acomodado
ao que pressinto ser o dia mais comum do atroz!
Quando deixar de ver ricos Jipes a transgredirem o espaço normal das crianças,
e a imensidão do fluente negócio franchisado de "rent-a-car"
talvez integre algum fileira ignóbil de filhos e pais,
juntos, (porque não?)
contra o mundo alterado
na minha janela de enormes sentidos desiguais.
Encolher-me-ei à minha habitual nulidade e deixarei de ser tão incómodo.
Jamais pretendo ser alguma espécie de humana ilusão.
Falo Jipes como quem diz "Likes".
A aceitação desmedida, transtorna-me demasiado.
É assim que se processa o mundo real na minha cabeça.
Eu, versus o que pensam ser normal.
Ou melhor: O normal desaba face à minha aceitação
do que é humano em geral.
O que é Humano em geral, não se presta ao que é comum para qualquer criança.
Logo, tudo é
combate...combate...combate...
Combate o que é normal até seres uma aberração inaceitável.
Só então ficarás sujeito a algum escrutínio.
Mas, nem todos os mais aberrantes passam neste crivo.
A maior parte acaba mesmo famosa, porque deu algum passo extra,
nalgum lodo primordial,
que nem sequer estava no guião.
Portanto, vejamos...
Queres ser somente uma meia-aberração?
Entre o que parece e o que é?
um peão abusivo a caminhar para o seu fim,
nesta instalação excessiva de tempo desaproveitado?
Entre a existência real e a vida desnecessária?
Entre seres luz e acabares nas páginas de tudo quanto existe na maior ficção de todas?
Ah, sim!
Um destes dias,
acabarei morto numa valeta, porque nunca quis ser adequado.
Convêm saber que o poeta, já não passa somente de um pé sujo
no corpo de uma ópera reduzida a uma só ária.
Ah!
É assim então que este corpo acabará tão desaproveitado?
Ok!
Compreendo por fim, o fim que me foi há muito ditado.

Idiota!
Idiota!
Idiota!
Como deve de ser.
Como deve de ser.
Como deve de ser...pois de outro modo matem-me apenas!

Miro Teixeira
(Quase 2016)
Por Publicar



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '