Avançar para o conteúdo principal

O veículo que vai dar entrada no cais 1 destinava-se ao prelo, mas...


Hermenegildo Almeida gerou Gabriel, e mais nenhum. Gabriel degenerou, não concebeu e coube ao Luís Bruno gerar um outro Gabriel, um pouco mais pequeno, mas menos sisudo que o original, pouco menos. Alberto e Adosinda Bruno eram seus meios-irmãos. Esta segunda, por ser boa fêmea parideira, gerou também uma linhagem de outros tantos Brunos iguais a si mesma, de ancas largas e buço perpétuo, e tornou-se especial, por motivos que explicarei mais para a frente. Alberto veio a ser o fundador da sua própria casa e gerou uma estranha acção popular que também será mencionada mais adiante.
O Segundo Gabriel, por seu turno, também não gerou.
Alberto, igualmente de boa sementeira, gerou em demasia, muito embora, dos muitos que surgiram da sua semente, apenas tivesse perfilhado dois. Dos que lhe nasceram do lombo, o melhor foi o Fontino, que teria sido grande, não tivesse saído tão baixo e macambúzio como o Gabriel original, a quem, convenhamos, nada devia em termos genealógicos.
O quinto e último filho de Adosinda Bruno, Jeremias Bruno, esquecido por muitos pelo feitio atoleimado, saiu desta terra ainda novo, voltou depois e gerou Cassiano Bruno, único filho, que acabou por aderir ao movimento do tio-avô Alberto e perdeu-se para sempre.
A primogénita de Adosinda, Felicidade Bruno, perdeu-se também, mas de amores encarniçados pelo segundo Gabriel. Só havia meio sangue a uni-los, mas, o sempre presente escândalo do incesto naquela comunidade tão cerrada, foi demasiado, pois era seu tio à mesma, metade pelo menos. Enlouqueceu a meio desta paixão proibida e tomou hábito monástico no vetusto convento lá de cima. Fica a sua história por contar.
O seguinte na linhagem viria a ser Bruno Bruno, segundo filho de Alberto, e baptizado com um nome cristão em tudo idêntico ao apelido de família, excepto na sua importância, pois todos sempre o reconheceram como o pequeno Adosindo, por ser a cara chapada da tia. Permaneceu próximo do ninho ancestral, secretamente gerando bastardos pelo concelho como o pai e o tio. Esteve sempre tão próximo, que ninguém lhe conheceu nunca o paradeiro final.
Gabriel tentou gerar, mas nunca soube como. Gabriel o Segundo, solidário, emasculou-se de embaraço, perdendo para sempre o seu carácter varonil.

Porém, tudo isto aconteceu depois. A vida e o futuro só vieram mais tarde, a história verdadeira começou mais ou menos assim: (...)

Excerto do Romance (por publicar) "Duas Vidas sem Importância"
Miro Teixeira
2007

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '