Avançar para o conteúdo principal

Ser Terrorista (sem querer) estraga-me os Festivais literários.


Acabei por estragar tudo cá dentro quando me apercebi, cheio de certezas, de que somos todos gomos! - Leram bem. - Não disse: "Somos todos Gnomos, mas sim, somos todos gomos."
E somos!
Na Segunda-Feira li, com grande agrado vingativo, o maravilhoso artigo da Joana Emídio Marques, no Observador: "Para que(m) serve um Festival Literário?", na Terça, morrem 34 pessoas na Bélgica, vítimas de mais um (bocejo) ataque terrorista...
Esperem, não me entreguem já à bigorna da discórdia ou do repúdio generalizado. Há um sentido nisto tudo.
Não sou, nem nunca fui muito de afirmações ajuizadas ou ditas "politicamente correctas", ao contrário de uma grande e alarmante maioria, gosto de usar a tola para pensamentos profundos, ilações, preposições, enfim, tento utilizar a única coisa anatómica de jeito que possuo para discernir melhor o que me rodeia, o que me acontece a mim e aos outros, para existir, sem parecer só estar a passar por aqui como observador.
A meu ver, tal como este e outros atentados anteriores, o artigo da Joana é uma bem estruturada falácia. Sim, morrem pessoas e existe um enorme receio de implosão deste aberrante sistema que ninguém parece muito bem questionar a sério, é certo que tudo isto é absurdamente terrível, a morte indiscriminada e irracional, sempre o é. Porém, tal como a alusão conjunta desta pequena peça que aqui vos deixo, o termo comparativo exuma uma condição, morta à nascença, e que por isso, ninguém parece bem abordar: a exclusão!
Ninguém, excepto a Joana Emídio Marques, que, por andar bem juntinha lá nesse meio dos potenciais "vultos" literários do futuro luso, sabe bem daquilo que fala. - É um caldeirão cheio de frustrados sem sentido. Sem sentido, porque são todos tão bons, todavia atiram-se contra o sistema, querendo desesperadamente fazer dele parte. (alguns até já o fazem) - Começam a ver aqui a realidade da comparação a avolumar-se?
Ora, também gostaria de ser mencionado em meio a essa muralha de gente proponente. Pois claro! Eu escrevo e publico e sabem tantos sobre mim quantos os que compreendem a política portuguesa. Que são tantos quantos os que sabem correctamente desossar uma galinha. - Não se produzem assim tantos falecidos por aqui, mas, advirto-vos que isto é uma arrazia. E a Joana sabe-o. É o absoluto terror!
Tudo é uma questão de se conseguir o palco certo para exprimir a "performance" de uma vida. - Eu, a escrever aqui neste tugúrio nunca irei a lado nenhum, ela, por seu turno, e quase sem querer, criou algumas ondas de choque, tais, que chegou a haver quem lhe respondesse.
Emídio Marques é uma "terrorista" quanto baste, basta lê-la e encontrar paralelismos com a realidade. Estão lá todos, como para o ISIS está o Ocidente em peso e os países mais fortes da Península Arábica a financiar-lhes as actividades. A exclusão não resulta, ou resulta nisto; frustrados muito bem financiados e fortes, que não se inibem de existir nas nossas caras, nos nossos mortos. 
Por isso chamo mentira às mortes que vimos assistindo. Porque foram causadas por quem as assiste e até as condena publicamente, pedindo união. Como chamarei aos cientistas que nos sonegam a cura do cancro, porque é financeiramente inconveniente para alguns, como também as guerras que persistem, o artigo da Joana e este texto global, é tudo igual. Uma verdade que é dita tão devagar, que ninguém, neste tempo iminentemente tão rápido, parece acreditar realmente.
Depois disto, nunca fui e certamente nunca serei convidado para comparecer em algum dos mais de 30 festivais literários nacionais. Está bem suponho. Quem escreve estas coisas promove o terror e não merece mais que o opróbrio de todos.
Vivam os inadaptados que não se conformam ao silêncio, verdadeiro ou feito de outros interesses que todos os nomes mencionados em artigo público possam vir a financiar.  - Ai que inveja!

Para que(m) serve um Festival Literário?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que