Avançar para o conteúdo principal

Só.


Para quê existir além da presença?
Nunca seremos capazes de estar em lado algum. Como se pudéssemos nós ser árvores perenes, carregadinhos de folhas caducas. Mas, tentámos na mesma. Tentámos?
É extraordinário ser humano fora de toda a humanidade. Já tentaram? - Parece que se ganha uma braçada de novos sentidos físicos em acréscimo àqueles que já nos consistem; Visão, tacto, audição etc... razões sobejas de existências banais! Sensibilizar o sentido da solidão, por exemplo, é uma experiência quase de catarse, um pulo de bravura insensata que apraz. Potenciar a modorra numa espiral, mais e mais, até se alcançar o topo da monotonia e descobrir novidades desconhecidas.
É preciso determinação contudo. A mortalidade absoluta deste objectivo ocorre no instante da tentação normal dos dias. O corte radical das relações mais íntimas é imprescindível. O boicote, a pura dedicação ao acérrimo desgosto de tudo e por todos, condição inequívoca.
Para quê existir e depois voltar atrás no pior momento?
Nunca seremos capazes de estar com ninguém. Somos "macacos" filósofos que não encontram outra razão para o sexo que não seja absolutamente essa.
Como se pudéssemos excluir o prazer de nós mesmos sem hipocrisias ou racionalizações descabidas. Dizer: "Amor" em vez de "Sodomia experimental" ou "Zoofilia", ou seja o que for mais interessante no momento do interesse em questão.
Quero mais, e tenho trabalhado arduamente para tal. A minha auto-exclusão vem sendo bem sucedida. Não se trata de culpabilizar ninguém que racionalmente já me excluiu. Trata-se sim, de excluir todos e nem sentir culpa no processo. Libertação absoluta, quer do que já se tornou absurdo nas ridículas relações sociais de agora, como também, das próprias associações "antigas", do tempo em que a amizade, - salvo seja - ainda parecia igual ao seu próprio real sentido. Corte! - Atingi já parte da objectivação da minha existência. A doce nulidade ante-venho-a num próximo horizonte, como uma costa brilhante, de exuberante prateado, onde acabarei perfeito, ou só.

Ah!

Para quê tentar o impossível da tentativa, quando todas as probabilidades jogam fora da nossa existência? - Ao sermos criaturas humanas, somos por regra múltiplos, o que significa que a solidão exceptua-nos. Mas, não quero mais isso. Não quero ser mais um jogador. Quero perder! E perco, e perdi tantas vezes, que perder se tornou o meu mantra. Onde tantos intentam o jogo mais obsceno da vitória, eu venço na demanda das minhas mais belas derrotas. Excedi-me, agora sorrio mais vezes. Perder é um Sol tão quente quando o calor é só nosso. - Não conheço mais ninguém que se esforce tanto para acabar derrotado. E isto, é o melhor que consigo fazer sozinho, sem a ajuda de ninguém.
De outro modo, o esforço haveria de ser desmesurado.

Ah!

É que ninguém existe melhor neste mundo sem o auxílio de outrem. Juntos, somos tantos e tão sozinhos. Solitários somos únicos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '