Avançar para o conteúdo principal

A Greve dos Taxistas



Coisa estranha ouvir isto no meio da rua, nada daqueles afastamentos convenientes dos loucos ocasionais, que falam por tudo e por nada enquanto caminham: "Choraminguices não enchem chouriços, e são os chouriços que se comem, não as lágrimas de crocodilo." - Mais estranho ainda foi ter a clara percepção de que a velha se dirigia a mim, pessoalmente, como se me conhecesse faz tempo, e soubesse toda a minha história parva de desperdício.





Aproximou-se de mim com a boca carregada destas verdades misteriosas, cada dente uma munição de certeiro ciclo inflexível, e por cada dois passos covardes que eu desse para trás, ela cuspia esta ladainha em projéctil crescente, mais e mais ameaçador na linha da minha direcção abafada de reacção.
Foi só quando me insultou a sério que descansei. Lá deve se ter cansado de dizer verdades e voltou à incúria da sua ladainha de marinheiro. Ao tempo do primeiro "cabrão" suspirei de alívio, quando se pôs a esbracejar epiléptica chegando-me a merda ao juízo, mesmo assim fiz por me manter tranquilo e contido. - O que podia aquela velha saber sobre mim afinal? - Todavia, aquela boca demente, não tinha remédio à vista, e logo que me arremessou o primeiro "filho-da-puta" à queima-roupa, quis escapar lesto daquele suicídio social em praça pública. - "Filhos-da-Puta desistem sem pensarem nos outros. Filhos-da-Puta desistem sem conseguirem comer uma fava sequer."
Procurei com os olhos uma escapatória. Perto da estação do Metro, havia marcas nos paralelos que diziam "Táxis" em gordas letras. Corri para aí com os dentes falsos a doerem-me menos que a alma injuriada. Tudo inútil. Jamais algum táxi fez praça aqui.
Puta da Velha, apanhou-me a jeito! Até os Táxis conseguiu evaporar do meu alcance, como se estes tivessem direito à greve, os badalhocos.
Lá tive de retirar, humilhado, justo até ao café e ouvi-la pela vitrina em voz de megafone: "Vai para casa escrever seu Crica de Merda, vai para casa e fica lá até seres alguém!"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '