Avançar para o conteúdo principal

Let's Dance


Eram três amigos. Se fossem dois apenas, ainda que a caminho de um terceiro, a rivalidade destruiria tudo, se fossem mais, tornar-se-iam em mais uma tribo redutiva, diminuta em gente, mas cheia de ideias próprias e originalidades modernas, só próprias às pequenas tribos. Ninguém pensa em copos meio-cheios ou meio-vazios numa tribo. Todas as tribos se juntam na premissa tirânica de um dogma muito comummente característico.
Pomos isto de lado por agora. Eram três amigos, e por si só, multiplicavam-se sem querer numa multidão; o primeiro receava tudo. Tinha medo dos grupos, tinha medo dos compromissos, da avareza dos grupos. Como queria ser único, nunca aceitaria essa dinâmica, mas fingia aceita-la, para o bem comum fingido do grupo. Só queria ser aceite, mesmo que admitisse não querer ser aceite nessas condições. Era um case-study da amizade, se alguma vez algum pudesse ser assim considerado.
O segundo era um monólito. Defina-se monólito como aqueles seres de pedra que se dizem sanguíneos, mas não o são, de todo. São duros de emoções, irredutíveis. São aqueles tipos que nos fodem na primeira oportunidade, grupos ou não grupos, tribos ou não tribos. Os falsos sanguíneos têm uma crosta dura a revesti-los, fruto de muita pancada que apanharam, e não a revelam nunca, com medo de apanharem mais.
Por fim o terceiro, O terceiro é um niilista, que desaparece atrás da pedra e do medo. Como em nada acredita. nada o perfura ou amedronta. Vagueia pela interação da amizade, como o vento vagueia pelas dunas da praia. Tem o seu claro efeito, mas ninguém lhe atribui nada em concreto. é como um fantasma que se apropia das características dos outros, o mais desgraçado dos seres humanos.
E aqui temos a amizade! - Ninguém é intervencionista, amanhã é sexta-feira e a leste da tribo só se consideram as células mais primitivas. A amizade real está morta!
Sempre a recuarem, os três amigos apercebem-se de que tudo tem um fim extremo, e não gostam de se sentirem finalizados, debatem-se em meios-grupos, em meias-tribos de acaso. E todos os acasos são matemática, ninguém pensa em meios-copos vazios ou meios-copos cheios na assumpção pura das matemáticas, é tudo demasiado exacto, demasiado feito de memórias abertas. Eram três amigos, até se julgarem uns aos outros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '