Avançar para o conteúdo principal

Piquenas estórias de amore IV




- Substituir-te, foi o mais difícil de tudo. Se realmente fores como sempre te julguei, uma peça rara de porcelana ajeitada em sons puros do mais moderno sistema de som, presumo que, a minha antiga grafonola nunca conseguirá esquecer a boa música que existiu entre nós. Estava tudo errado lá ao longe, não sei se ficará mais certo aqui.
- Havia duas ou três crianças soltas na aldeia que habitáramos juntos em criança, lembras-te? Filhos únicos do pouco que nos restava de amizade. Agora, essa aldeia ficou sem folhas, e tu, a teu bel-prazer, vais dizendo coisas de mim, sem freio, como ervas altas que ocultam perigos inomináveis. Como faço para te perdoar isso?
O outro leva a mão à boca. Chora sem se ver, dentro de um armário do passado.
- Quem é que fala assim?
- Assim como?
- Assim assim... como nós falamos um do outro.
- Mantém-te aqui comigo. Que mal nos fará ficarmos? Sabe-se lá o que o futuro nos reserva?
Alguém cantava uma canção triste ali perto. Talvez alguém que lhe pudesse explicar tudo sem recorrer a palavras.
- Depois dos últimos aplausos ficámos todos sós, à mesma. O que nos separa é essa busca. Querer encontrar o último aplauso é uma chatice dos diabos. Não aguento mais isto!
- O quê?
- A ressaca. Recrutaram-me para tomar os silêncios prolongados como normais. Agora, reencontro-te e tudo o que dizes parecem coisas que já ninguém usa, ninguém diz. Já ninguém manda postais ou se senta aprumado à mesa. Quem és tu afinal?
Nascêramos ambos com um pequeno defeito. Coisas de coração que só um outro coração defeituoso admite. Ele assustou-se muito com essas coisas da anatomia humana que põe almas no lugar de orgãos vitais. Aquele medo ganhou corpo, casou e partiu para longe, sem saber que o coração crescia para além do previsto e do espaço e do tempo.
Ficou um tal silêncio ali. Podia-se ouvir as respirações subir e descer pelas cadeiras do café.
- Isto é uma separação então?
- Não! Separados estivemos sempre. É um recomeço, um desabrochar. Estivemos fechados tanto tempo sem nos vermos realmente. Anda cá.
E uma brisa forte passou a correr pela sala, um vento melhor dizendo. Tinham ambos endireitado os dedos, esticado os cotovelos sobre a mesa, contado até mil, respiravam agora. Depois, abruptamente, soergueu-se um suspiro de alívio, que os pesou e preservou com a gravidade de quem muito se quer. Esperava-os o plano quase secreto de reconstruirem um passado. Começava ali a amizade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '