Avançar para o conteúdo principal

O Relógio de Natal




O Relógio de Natal


Aquela véspera de Natal veio encontrá-lo completamente perdido. O presépio por armar, e o mal-amanhado pinheiro de sempre, aquele que todos os anos desempoeirava dos arrumos, esquecido num canto, junto ao bar, desconchavado em quatro ou cinco fanicos ainda por montar.
O carrilhão austero do relógio anunciava cinco batidas aterradoras. Garcia era íntimo deste ruído de címbalo, quase como se ouvisse a voz do pai a chama-lo. O relógio havia sido a única herança que conseguira surripiar do sarrabulho das partilhas entre os seus três irmãos, e remexia-se em cuidados extremosos para o manter em perfeito funcionamento.
- Cinco horas! – Exclamava em surdina. – Não vou ter tempo.
Multiplicava-se, corria, deliberava e providenciava mil coisas, mas a atrapalhação era muita, e só Albina conhecia o lugar de cada coisa naquela casa, ele, cumprira a sua função de recolher os enfeites, a árvore artificial e as peças do presépio dos seus lugares de repoiso anual na confusão dos arrumos. O resto era com ela, era sempre com ela. Só Albina sabia o lugar certo de cada peça, para que lado se viravam os reis magos, o trajeto corriqueiro das ovelhas, e em quantos milímetros de palha se podia deitar o menino. Somente ela tinha esse trejeito de bom gosto de combinar as cores dos enfeites e a sabedoria infinita de escolher a toalha de mesa certa para a ceia dessa noite.
- Que sei eu de decorar pinheiros? – Pensava Garcia coçando a cabeça com uma peça do presépio.
Os segundos porém, não se compadeciam de si, e já sentia os sinais exteriores de intranquilidade a aumentarem. Olhava para o enorme mostrador do relógio, depois para a porta da rua e por fim para o amontoado de enfeites derramados no chão da sala, postos ao desabrigo de qualquer organização.
- Tenho de me arranjar de qualquer forma. Tudo tem de estar perfeito, dê por onde der.
Viu a sua própria imagem reflectida no espelho de talha dourada por cima da lareira, sentiu-se de imediato ridículo, com aquela maldita boina vermelha e branca. O seu reflexo olhava-o de volta, como que ofendido, e mais incomodado ele ficava.
- Que raio de altura para isto! – Exclamava virado ao espelho.
Sete e vinte da tarde. Sem que se apercebesse, tinha estado mais de duas horas sem mexer uma palha, atarantado pelo castigo do tempo que lhe comandava o relógio, de onde não conseguia tirar os olhos.
A campainha da porta repenicava uma vibração metálica há algum tempo. Era a D. Carolina com a doçaria encomendada.
- Então? – Perguntava-lhe ela com as mãos a transbordarem de travessas e cestas. – Já está?
- Ainda não sei de nada, tarda em chegar! – Respondeu-lhe ele com um ar constrangido.
- Uiii... isto por aqui é que ainda parece muito atrasado! – Exclamava de volta, furando com o pescoço a fresta da porta. – Precisas de ajuda?
- Não. Eu cá me arranjo. Obrigado por tudo, depois a Albina faz contas consigo. Deve de ter a sua família à espera, não?
A mulher não parecia muito inclinada a desamparar-lhe o vão da portada, prostrando-se com um sorriso estranho à sua frente mirando estática o estado caótico da sala.
- Tens a certeza? O primeiro é sempre complicado. – Diz-lhe. – Vai ser um Natal diferente, tu vais ver. – Garcia devolveu-lhe um sorriso desmaiado de angústia, olhava para todos os doces que a mulher trouxera, para o interior da casa e compreendeu que estava metido em sarilhos.
Apercebendo-se do seu estado pálido e sumido em consumição, a mulher soltou a única interjeição de que se lembrou:
- Alegre-se homem, vai ser pai! Bem... Feliz Natal!
O relógio do seu pai batia as sete e meia, e nem sequer o pinheiro estava de pé. Garcia sentia-se a desfalecer pelo atropelo daquela afirmação.
- Porra, é mesmo! Feliz Natal.


Este texto foi publicado em 2011 na colecção de contos das Edições Vieira da Silva: "Novos Contos de Natal"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '