Avançar para o conteúdo principal

Efeitos Secundários





Cinco e meia da manhã.
O homem sai pr'a rua com uma mosca nos sentidos.
Tem um andar incerto. Faz zigue-zagues com os olhos.
Cai desamparado a todos os quinze passos.

Olha – dizem-lhe - 
recorda-te sempre de estenderes o que escreves no pátio lá de casa,
ou na varanda lá de casa, ou no jardim das traseiras, no quintal lá de casa,
no corredor geminado, 
estica-as aí, estende-as aí, muito direitas
um pouco antes de saires para a rua.
Se as fechares em ti, as palavras não ganham altura,
ficam rasteiras, miudinhas no escuro, 
as palavras ficam incógnitas dentro de ti
a ganharem cerume.
Depois, 
já ninguém as quererá ouvir,
e nunca será por nem poderem.
O homem bateu três vezes com força na cabeça,
e por cada vez que batia, 
saía-lhe um sarro castanho-negro 
e por cada batida, brotava
uma palavra nova e endiabrada.

Vês - dizem-lhe - 
fechadas, as palavras endurecem-te o ouvido
fechadas, as palavras ficam duras
precisam de sol na pele
precisam de céu e de chão
e de alguém que as ponha nuas.
 Despe as palavras sem medo, despe-as.
Deixa-as ser livres, vagabundas
monta-lhes um sorriso nos lábios. Canta-as.

E o homem despiu-as e o homem cantou-as, 
sozinho.
Sentiu febres altas e soltou labaredas nuas
ali mesmo, a céu aberto
no chão do parque de estacionamento,
mas cantou sim, cantou como lhe fora pedido.
A ele, mais lhe apeteceria
esperar a passagem dos efeitos secundários
deixar a luz crescer-lhe devagar pelos olhos 

durante a manhã.
Não queria ter de lidar com nudez àquela hora.
não queria limpar os ouvidos
ou esticar lençóis
não queria sorrir com a boca suja
ou abrir os olhos explosivos.
só queria ser
ser um pássaro normal, daqueles discretos de penugem.
Um pássaro mudo. Surdo. Cego.
só feito de asas.
Em vez de querer, cantou. 
Seguiu pelas ruas aos trambolhões, a cantar
sem pressa de chegar ao fim do verso.
Parou. Tentou falar,
as palavras tornaram-se difíceis de articular, 
enrolavam-se na mecânica da língua seca.

Ouve - dizem-lhe - 

ouve a multidão, suavemente, com paciência.
trabalha misteriosamente, solta essas palavras 
continua a cantar sem esperares pelas palmas,
sente a fome e levanta-te.
Fuma. Bebe. Escreve todas essas palavras no caderno da tua casa
Deixa de ser sonâmbulo, mártir. Deixa de ser professor de hipnose,
artista de variedades, homem-rã... ave do paraíso.
Torna-te operário especializado em trabalho não-especializado.
Um operário que canta, que canta sempre.

O homem encolhe-se, quase murcho. 
O homem segue de esquina em esquina com uma mosca nos sentidos,
pensando:
as palavras querem-se ao sol, a poesia quer-se ao vento.
Sem querer, o homem, já não era um Homem!
Sem chegar a ser um pássaro.

Sete da manhã.
A luz do dia tenta apanhá-lo de surpresa, mas ele resiste-lhe.
Cospe-lhe na cara, pragueja-lhe e bate-lhe três vezes na cabeça.
e de cada vez que batia, mais luz dela saia.
O homem desiste. O homem canta.
Senta-se. Levanta-se. Senta-se de novo.

Sentes este cheiro? - dizem-lhe - 

Sorri, sem se comprometer, sem abandonar as palavras que cantava
sem querer.
E já nem quer saber do resto do dia.
Agora, só sabe que saiu de casa um homem,
e voltou um poeta!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '