Avançar para o conteúdo principal

Fazer as pazes com qualquer coisa



Cada vez mais sinto que estou em dívida com o mundo. Devo-lhe o meu melhor tempo, todo o meu empenho e criatividade. Desisti de desacreditar em tudo, o que me anima os dias com um estranho bafo acolhedor.
Trabalho sem resultados mensuráveis de proveito ou de êxito porque acredito que aquilo que faço importa, e não para encontrar um papel de protagonista num lugar atarracado, superlotado de secundários como eu. Leio pela excitação de descobrir que muitos são melhores do que eu, para aprender a ser melhor do que poucos e excelso superior de nenhum, de ninguém. Ler para existir num rasto de excelência, como um galgo na sua pista, e não apenas para dizer que o fiz, ou para contar quantos mais lenhos consigo riscar no cinto infindável dos livros que tenho por ler. Apaixono-me constantemente, porque apesar e mesmo além de toda a parca importância do imediato da paixão, apaixonarmo-nos, atira-nos ao ar onde vivemos vidas de bolhas de sabão, que sucumbem, explodem e reformam-se no dia seguinte, maiores e mais belas que antes. 

O amor deixo para o futuro, que é coisa de longo prazo e não pode ser nunca apenas uma guerra contra a solidão. 
Vou a lugares estranhos, e outros mais familiares, e perco-me até em ambos, muitas vezes de propósito. Faço-o para expandir o meu mundo interior, não para tornar este mundo mais pequeno no fundo de um álbum de fotografias. Trato de quem me quer bem, e de tempos a tempos, esforço-me para contrariar o mais básico desdém de ser humano, e até trato bem aqueles que nem conheço. Faço-o, não por ser boa pessoa (não o sou) mas porque quero ser, e sinto também que, essa entrega irracional, ainda que esporádica, de sermos pelos outros, mais do que por nós mesmos, é a pedra que sustenta e quebra a podridão enraízada do ego superior, o ego só, que insiste em ser uno mas nunca consegue se aquecer no fogo do seu próprio calor.
E, depois de tudo isto. Depois de ter tudo bem arrumado e estruturado cá dentro, posso ter medo na mesma, e tentar fugir de tudo, claro que posso. Posso permanecer escondido atrás do meu medo e lamentar-me de todas as dificuldades que tenho pela frente. Posso até aguardar ansioso pela revolução improvável que me venha acudir de todos os males que para mim próprio construí…mas, no fim, tenho apenas uma decisão para tomar: O que raio irei fazer da minha vida?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '