Avançar para o conteúdo principal

Negras terras longe de Deus e de tudo.



Santifique-se a ignorância, pelo amor de tudo! É o único caminho para longe da loucura. A pobreza espiritual chegou a níveis tão alarmantes, que qualquer pessimista feroz, é imediatamente escorraçado, ostracizado, repelido, esquecido ou eliminado da sociedade. Isto é tão gritantemente comum, que até chateia. - Schopenhauer chamou-lhe "a vontade", eu estou mais com o Darwin, e chamo-lhe "evolução da espécie". - Aquilo que se pretende como sensibilidade humana há muito que deixou de ser um dialecto comum. Puseram fim aos solilóquios profundos, e pensar tornou-se uma nódoa quando exposta a um público específico. No fim, ganham os mais fortes, até podem ser os alemães, ou os grupos de pressão mais numerosos, e, ainda que, no caso humano se descarte a sua característica mais relevante; a inteligência - a evolução, essa grande cabra insaciável, não se detem por nada, e ai de quem não se adapte, resta-lhe um só caminho: enfiar-se num saco e morrer.


São sempre as boas retóricas que contam, ou as boas palavras que lhes darão origem, ou não fossem estas invasões napoleónicas dos novos deuses bem comportados, bem-falantes e bem-escreventes a conquista derradeira destes novos maus tempos. - Maus, assuma-se, do ponto de vista de quem não alinha com esta nova verdade.
Porque a verdade, fugindo à luz que a cega, perdoa-lhes todas as gabarolices e petulâncias, apenas e só, porque estas criaturas, são do domínio da felicidade, salvo seja. E o novíssimo Homem-deus-digital-ignorante tem de evoluir para ser feliz, custe o que custar, e até forçar um bom-sorriso vez em quando, esgalhar a cabeleira para o auto-retrato, para agradar às miúdas e aos indecisos. Serão estes os novos messias que nos trarão a oferta da cultura, do sexo e do dinheiro livres de custos.
Este novo herói, encharcado em vaidade e cultura até aos ossos, jactante de novas intenções, avança sem parar, altivo, e sem receio de mansas retaliações dos hunos façanhudos, os mal-dizentes por ressonância, que deliberadamente se atiram de cabeça contra as paredes. - Que podem estes fazer contra o progresso, excepto iso? - O herói-deus-pseudo niilista, é um vencedor por excelência, já nasceu assim no meio dos outros vencedores, e nunca se amedontra ante duas ou três varadas do marmeleiro dos derrotistas. - Dói-lhe em algum lado, mas nem sabe bem onde esse lado fica, pois nem sente dor, é todo ele feito de bem-intencionada carne renovada. Santificado seja!
É de louvar mesmo. Bem os haja. Já eu, que critico como quem solta gases, conheço o meu lugar neste novo mundo de bons-heróis; sou o merdas derrotista, o fatalista derrotado, ou ambos, assim direito ou do avesso, a ordem pouco importa, o que importa é que sei disso. Eu sei! Quero ter certezas nas minhas derrotas, sentir-me minimamente engrandecido pelo meu devido lugar nestas longas terras negras. Quero lá agora ser responsável pelas tristezas dos outros. Livra! - Os outros também podem ter os seus próprios ideais de heroísmo sem terem de pedir vénia para falarem. Eu não pedi. E aqui está. E tem estado nos últimos quatro anos. Na internet, existem tantos speakers corners, como poios de merda de cão na relva em frente à minha casa. Há lugar para todos, desde que todos se remetam aos seus devidos lugares. Se os ultrapassares, és tu quem acabas por levar na espinha, e a ti irá doer-te concerteza, pois sabes de cor, todos os sítios das tuas dores passadas.
Demais a mais, o que esperavam seus tolos? É isto a evolução. Tem de servir um propósito que sirva a maioria, e a maioria quer ser feliz, ainda que não saiba bem porquê. Não é suposto o Homem procurar o seu próprio sofrimento, seja este poético ou auto-erótico, deve sim, sentir-se seguro com a certeza de que este lhe será imposto por outros. E muito bem imposto, diga-se de passagem. O retorno deste novo fascismo moral era expectável, surge sempre que o optimismo ingénuo está em alta, e a igualdade em extinção.
Portanto, sim, dogmatize-se a estupidez liberal, disfarçada de seja o que for. São estes que conferem autenticidade aos novos regimes. Que nunca se resignam às sextas-feiras, em dias feriados ou em tempo de férias. Esses mesmos. Os que validam a visão maniqueísta, segundo a qual, a forma os faz indefenidamente testemunhas, e isso é o que mais queima por dentro.  Saber-se responsável e ainda assim mostrar-se confiante. Eu não! Eu sou um derrotado gordo e infeliz, cheio de culpas. Foi a isto que Jean-Paul Sartre chamou de o "nada". - Eu sou o NADA, longe dos deuses e de tudo, só a observar aqui no meu canto, e a escrever como um louco indigente.
Vá lá. Tudo isto é pura estupidez sem bases sólidas. Sublime-se o avanço cego dos remorsos, dos olhares compassivos, da caridadezinha, o despeito pela má nutrição dos rezingões. Dar uma mão a quem não pede nada, tornou-se agora um mero anexo geográfico ao alcance de todos. Basta criar um evento ou tomar um banho gelado. Sim. Enredem-se nas malhas da lógica do martírio, e aguardem pelo que vem a seguir. - Surpresa seus caguinchas! Agachem-se e encaixem a direito por aí dentro, seus cretinos simplórios. Como se esperassem estar à altura de tanta ignorância. Tolos! - Sim, adorem esses belos eternos vanguardistas, esses meninos e meninas dos slogans sumários contra a propaganda imperialista. Deem-lhes rédea solta, ofereçam-lhes canções inspiradas, poemas, largos cartazes sarcásticos pelas ruas, eles merecem, caramba! São o fruto da evolução da espécie, e vocês, nós, meros desperdícios de espaço em terra de novos deuses.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '