Avançar para o conteúdo principal

De noite finge-se amor entre os paralelos.


Naquela noite, mesmo sem o sabermos,
fizemos amor como pequenos deuses.
Havia lágrimas ou tristes ramagens desfolhadas sobre a margens
dos teus olhos,
de cujo brilho verde brotava um rio inteiro,
em cada gota de peixe que deles descia.

Fizemos amor sim, como criaturas solitárias daquela única noite.
Sem hora ou destino marcado, às cegas e às escuras, a minha mão e a tua,
depois o teu peito e o meu peito, paragem abrupta, sem jeito
já havia tanto de nós à mostra. Fizemos amor em andamento.
Primeiro na entrada, depois, a escorregar da relva húmida até á estrada,
depois no carro, depois na saída, nas lajes pardacentas, depois n'areia,
por fim no mar ou na lua, nem sei bem. éramos só um.
E como não soubemos nada sobre esse amor, assim ficou,  
para sempre preso nesse brilhante escuro, 
dos objectos incertos que nos cercavam.
A noite acendeu depois as estrelas, porque teve medo da nossa própria escuridão. 
E todas as lágrimas de todos os ramos sobre a margem do teu sorriso de ouro, brilharam acima da incandescência da tua boca de menina, onde cada dente era uma gota, e cada gota sempre um peixe inquieto, e em cada peixe uma promessa se agitava, como se agitam todas as promessas, no lugar onde se reproduzem as memórias.
Fizemos amor quando te destapei as coxas com um vento vindo da minha boca, 
e quando acordei no escuro gemendo baixinho pelo teu nome. Quando pousei o lençol dos meus braços, no teu peito, lembrando o ângulo das chuvas da nossa infância, e os brandos fins-de-tarde que nos encostavam ao mar. E todas as ruas aos quadradinhos que nos vieram aqui deixar.
Fizemos um amor de filigrana por entre esses motivos de areia entre os teus dedos,
na descoberta de duas carnes de uma só pacífica brancura,
e não terás de saber que me perfumei para ti, que masquei um chiclete por ti, que me vesti e despi sete vezes, que saltei, que me despojei no oceano, que me ri, sem ter razão para chorar.
Que me acreditei a viver para sempre no espaço dos teus olhos, entre as folhagens bravias das tuas lágrimas alegres e o percurso direito desse teu rio, imenso...
Fizemos amor sim,
sem sequer sabermos, que daqueles corpos já nada nos pertencia, desaguavam apenas fios de memórias, para o côncavo só de cada uma das nossas mãos. Inutilmente abertas, na eterna espera de um gesto que se o fizéssemos, seria mesmo assim,
exactamente assim, como este poema!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que