Avançar para o conteúdo principal

A última carta por escrever

 Meu amor,


Só me explicaram a palavra amarrar, porque desamarrar levava tempo a mais a existir até se tornar numa palavra que pudesse eu escrever.
E eu quis escrevê-las ambas num caderninho azul que tinha rosas anãs brancas na capa, aquele mesmo que me ofereceste no mais estranho natal de todos, até descobrir que sozinho, nunca o conseguirei fazer. 
Há tanto silêncio nas minhas mãos quando as tento escrever. É como se duas crianças tivessem morrido ali, esparramadas de tédio, naquelas pálidas linhas azuis por as merecer. 
No fim do quarto ergue-se uma montanha de roupa por lavar, cem livros, um lápis, quinze molduras vazias, um quadro de lousa, mil poemas enguiçados, três trapos ranhosos, uma carta, a tua carta, esta carta, dez garrafas variadas, vazias, um canivete, um coração partido, um copo meio-vazio, setecentas beatas de cigarro, o periquito prestes a falecer, duas maças e um caroço. 
Mais além está o gato, que brinca com as fronhas da cama as tuas cuecas e os fios soltos das palavras impressas nas camisolas. Saltou no ar, atrás de um ponto final. Quase partiu o pescoço!
No cubículo ao lado congelo outras palavras ao lado da cerveja e do final do nosso eterno jardim de verão.
Pois essas palavras já são memórias, deixo-as ali fechadas a ver se se escrevem sozinhas com a força do Sansão. 
Acabou-se. Fechei actividade. Escrevi duas ou três linhas ao sindicato dos esquecidos a cancelar o pagamento das quotas.
Confesso: Até deixei morrer o periquito...
Vou tirar o caderno debaixo deste cemitério e morder os lábios devagarinho. Vou puxar os cabelos um a um até ficar careca, apertar os mamilos até fazer sangue, pendurar os últimos anos num armário, tirar as botas,
e ficar nu. 
Deixarei por fim de ser assim, esquisito.
Vou tirar o silêncio da garganta e gritar...gritar...gritar, gritar muito baixinho para não perturbar a música alta dos vizinhos. Sentei-me aqui por demasiado tempo, meu amor. Ardem-me os olhos, morrem-se-me as mãos aos poucos, quis regatear todas as iras antes delas chegarem, mas não tenho mais nada que saber sobre o que é infinito. 
Ficarão as palavras que me foram explicadas, escritas, mas por dizer na tua carta. Esta mesma carta. Pelo meio estarão todos os espaços em branco como tantas plantas que nem nascem sem terem razão para isso. 
Andei demasiado tempo num círculo insensato; da janela para o caderno e do caderno para os olhos, os olhos de volta à janela, e já não vislumbro mais nada que não seja assim, vazio e mortiço. 
Como acreditei em mistérios felizes, esqueci que a vida se faz de contas, roupa suja e brincadeiras perigosas. 
E agora estou aqui com o Sansão, e com todos os vicíos que nunca quisseste amar a dois. 
Eu, que me amarrei a um tempo que nem era possível de existir, consegui o milagre de o deixar acabar. 
Acabou...acabou...Pumba! Acabaram as saudades-perpétuas, as frases cortadas com a tesoura das unhas, os comboios da noite, as saladas japonesas, o vento quente, os poemas escritos como aviões em pleno ar...
Acabou amor, acabou. Conta até cinco até eu te deixar.

Carinhosamente,
o teu Ex-poeta privado.
 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '