Avançar para o conteúdo principal

Uma vontade maior que a outra


Foi num dia como o de hoje, fez agora trinta e quatro dias, e a contagem pareceu-me cheia de uma esperança enganadora, e decrescente, depois se veio a confirmar.
Afaguei, inimigo do amor próprio, o derradeiro maço de cigarros, puro, quente, directamente da mão sedutora do senhor do quiosque. Pequenos pauzinhos de prazer imediato, não doseados, como conviria. Nunca, convenientemente doseados. O senhor do quiosque tinha sempre mais, o que inibia o doseamente ajuizado. Cheios todos eles, cada qual tomado de um sopro, e que, como sempre, desciam rápidos, como um vento passageiro. O tremor nas mãos não me traía nenhum nervosismo. Tremia porque acabara de acordar e estava sem fumar havia horas. Ainda não tinha descoberto como haveria de fazer, para fumar a dormir.
Acordado, fumava um mínimo de um maço por dia, só em casa - Não é muito, diziam-me os cínicos, igualmente transtornados por este mesmo vício legalizado. - Eu fumo aos dois, e mais até. Tudo depende da disposição do dia. - Pois, o consumo na rua era mais difícil de calcular. Uma vez por semana, juntava-os todos num mesmo saco de plástico, e botava os cadáveres para fora, à espera do lixeiro. Os vizinhos deviam achar que os moradores daquela casa fumavam muito. Se soubessem que um único morador engolia aquilo tudo, não acreditariam.
Dali a pouco, uns quatro cigarros teriam de bastar até o fim do dia. Foi a fraqueza de juntar o hábito à escrita que me danou. Mas, e o dia seguinte? E os 30 dias seguintes? Não tinha ideia, nem me preocupava. Afinal, não era verdade que dizia sempre que "fumava porque gostava" e que "seria capaz de parar quando quisesse"?
Os primeiros cinco dias foram um horror absoluto. O organismo reagia bravio ao corte súbito do suprimento, com tremores pelo corpo inteiro, agitação, pensos de nicotina, insônia, diarreia, muitas caixas de chicletes, taquicardia, acupuntura, suores, comida em excesso, possibilidade de delírio. Nos momentos mais lúcidos, as vozes da razão soavam muito longe e o que diziam, era um mistério. As visões das vozes que me congratulavam, não passavam de fantasmas sem rosto. Mas, aos poucos, o horror passou e, em menos de duas semanas, foi sendo substituído por uma sensação quase insuportável de lucidez, vigor físico e vontade de viver. Como nunca antes. Até hoje.
É certo que a pressão dessa vontade inferior, suplantou em parte, a outra, a vontade mais que perfeita do corte total. Hoje, ainda fumo, dois, três, cinco cigarros por dia. - Por vezes mais, digo eu, depende da disposição, e da forma como corre o processo da escrita, mas, já me sinto um homem mais limpo. O senhor do quiosque estranha a minha prolongada ausência, e eu rio-me, feliz, feliz. Tão feliz!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '