Avançar para o conteúdo principal

Os nossos pequenos ódios.


Somos um país pequeno, e por vezes munimo-nos de pequenos ódios, que talvez sejam grandes demais para serem assim sentidos, com a cabeça quente. Alguns até se justificam pelo medo em que vivemos, ou não se justificam de todo, considerando que o ódio não passa de uma emoção, logo, cabe-nos a todos te-lo no peito a bel-prazer, mas nunca na razão.
Refiro-me concretamente aos comentários de Isabel Jonet, a senhora que se encontra à frente do Banco Alimentar Contra a Fome, e que afirma que a pobreza em Portugal é conjuntural, tornando-se, da noite para o dia o mais recente ódio de estimação nacional, pelo menos, no que às redes sociais diz respeito. 
Ora, a dimensão do disparate torna clara uma coisa fundamental: ainda não percebemos.

Aprovo cada ponto e virgula do discurso da Isabel Jonet, independentemente de quem ela é, da instituição que representa ou da condição monumentalmente desastrosa do seu jeito insosso de o dizer. Sobretudo, e isto é importante referir, no âmbito igualmente disparatado do insípido programa onde foi proferido. Aprovo-o ainda assim.
Calma, não levantem ainda as armas ou os ânimos. Essa é a raíz principal do desajuste dos nossos pequenos ódios. Pareceu-nos, a um dado momento que poderíamos ter tudo, comprar imenso, possuir muito, mostrar mais. Nós, somos a geração do deslumbre, do desvario. Ainda que fundado e financiado pelo desaviso do engano, fomos e somos ainda essa geração. Porque ainda não percebemos, mas lembramo-nos - Basta pensarmos com a razão em vez do medo, porque vimos os nossos pais fazê-lo - Vimo-los a reinventarem novos pratos a partir de restos, a fazerem durar um par de sapatos, a tomar bem conta de roupas usadas, para que pareçam sempre novas, a juntarem, a amealharem. Eu vi os meus pais a fazerem-no, e estou certo de que vocês também. Eu não conhecia muito bem a dita Isabel Jonet, agora que me apercebi, não gostaria de a conhecer melhor. É desarticulada na forma como fala, cheia de maneirismos de velho-rico, um pouco até presunçosa por abordar tais tópicos com aquele desplante de quem os experimentou. Cai muito mal esta nódoa, no pano sangrado de uma nação que tropeçou na condição digna de viver e sobrevive apenas. E mal.
Obviamente que, de todos os lados se levantaram as vozes iradas de quem já pouco consegue aturar da classe governante, quanto mais desta sensaborona mulherzinha, que nem se apercebeu dos ódios vivos que atiçou com as suas palavras mal edificadas. Eu fui um deles, confesso.
Todavia, existem verdades no que ela disse. Uma série enorme de verdades que a minha geração esqueceu, que os medos destes tempos absurdos, ajudaram a enterrar. Não pode ser assim. Teremos simplesmente que reaprender bons hábitos (e passar testemunho)...Temos de reaprender sim. Quero acreditar que o lado bom de isto tudo que estamos a passar vai ser esse e não outro. Não pode ser a posição sobranceira do "eu aqui" e os pobrezinhos lá em baixo. Os pobrezinhos agora somos nós. Já não é "aquela gente" como o António Lobo Antunes lhes chamou na sua crónica: "Os Pobrezinhos."
Ora, eu ouvi isto todos os dias da minha educação: são coisas que qualquer pai (e avó) competente repete aos seus filhos. São ilustrações simplistas de uma hierarquia de prioridades saudável.
Desse país, em que os meus pais cresceram, das senhas racionadas no tempo da Guerra ao medo dos filhos terem de ir para uma guerra colonial injusta e fora de tempo, já não restam mais do que impressões saudosistas, em que nem todos tinham bife para comer à mesa. A guerra agora é outra, mas igualmente letal. A democracia liberal trouxe-nos isto, e muito mais. Trouxe também alguns comportamentos de excessos, sim, e nós sabemo-lo bem.
Deveríamos fechar, pelo menos, metade dos centros comerciais, proibir o comércio de abrir aos domingos, construir parques e zonas verdes em todas as cidades, acabar com a televisão depois da meia-noite e desligar a Internet à mesma hora, metendo toda a gente na cama a ter orgasmos e a fazer filhos uns a seguir aos outros, que o país morre aos poucos também por falta deles.  
E mais não digo senão isto: Temos de nos deixar de ser carneiros, pensar com a cabeça e não com os ódios diários.

Comentários

  1. Anónimo14:58

    A crónica a que se refere do Lobo Antunes, não é uma crónica, mas um excerto do seu Livro de Crónicas e foi escrito há mais de vinte anos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Este é o meu mundo, sinta-se desinibido para o comentar.

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

Três!

  Fui e sempre serei um ' geek '! - Cresci com o universo marvel nas revistas que lia em um quase arrebatamento do espírito em crescimento. O mesmo aconteceu-me com " Star Wars" , e com praticamente todos os bons  franchises que me animassem a vontade.  Quando este universo em particular, ( marvel ), surgiu finalmente em forma de cinema, exultei-me, obviamente. Mais ainda quando tudo se foi compondo em uma determinação de lhe incutir um percurso coordenado e sensato. Aquilo que ficou conhecido como MCU (Marvel Cinematic Universe). A interacção pareceu-me perfeita. Eles faziam os filmes e eu deliciava-me com os mesmos. Isto decorreu pelo que foi denominado por fases. As 4 primeiras atingiram-me os nervos certos e agarraram-me de tal maneira que mormente uma falha aqui ou ali, não me predispus a matar o amor que lhes tive. Foi uma espécie de idílio, até a DISNEY flectir os músculos financeiros que arrebanhou sabe-se lá como, e começar a comprar tudo o que faz um '